Após Tríduo, missas em memória ao Servo de Deus Frei Nemésio Bernardi serão celebradas neste sábado, dia 4

O processo de beatificação e canonização do frade capuchinho foi oficialmente aberto pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta

Santuário Basílica de São Sebastião / Divulgação

Nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro os frades capuchinhos do Santuário Basílica de São Sebastião deram início ao Tríduo em Memória ao Servo de Deus, Frei Nemésio Bernardi. No dia 4 (sábado), sétimo aniversário de sua páscoa, serão celebradas 2 missas, às 8h e às 17h. Para todos, será um momento especial para a comunidade, amigos e familiares. A partir de agora, todo dia 4 de cada mês serão celebradas missas em memória ao querido frade.

Frei Nemésio Bernardi nasceu em 1927, em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, e aos 37 anos veio para o Rio de Janeiro. Ele se dizia carioca de coração e de adoção. Antes de morrer em 2016, o religioso já tinha fama de santo.

— Quando eu nasci, ele já andava pelo seminário, na igreja. Ele sempre foi uma pessoa especial e diferente de nós. Ele sempre foi disposto a ajudar, e tudo que o pedíamos em vida, ele dava um jeito de ajudar. Hoje eu sigo pedindo que ele realize graças a quem precisa — destacou a freira Gema Bernardi, irmã do frade, em matéria do jornal O Globo.

O processo de beatificação e canonização do religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos frei Nemésio Bernardi foi oficialmente aberto pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, no dia 14 de julho de 2022. A sessão ocorreu no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca.

Em entrevista ao jornal Testemunho de Fé, da Arquidiocese do Rio, frei Almir da Silva, da Província de Nossa Senhora dos Anjos dos Frades Capuchinhos do Rio de Janeiro, explicou que com a abertura do processo de beatificação começou o inquérito diocesano, a fase mais importante e delicada do processo, pois destina-se a recolher as provas documentais e testemunhais do Servo de Deus. Com base jurídica bem precisa, o inquérito diocesano tem a finalidade de esclarecer todas as dúvidas referentes ao caráter pessoal ou privado, documentos, cartas e outros materiais.

Frei Nemésio Bernardi

Frei Nemésio era filho de Adriano Bernardi e Filomena Zandoná Bernardi. O casal teve 18 filhos, dos quais três morreram logo depois do nascimento, e um aos quatro anos. Dos demais 14 filhos, Frei Nemésio e outros 11 seguiram a vida religiosa. Frei Nemésio professou a sua vocação religiosa no dia 6 de janeiro de 1944, e veio para o Rio de Janeiro em 1964. No início, prestava serviços na hospedaria do convento e era o responsável por deixar os quartos limpos para os frades, principalmente oriundos da sua região, que vinham à capital por motivos de saúde ou resolver algum assunto. Foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1984.

Cozinheiro do convento por muitos anos, ele tinha virtudes de sempre estar a serviço do outro e a sua disponibilidade para atender a chamados para bênçãos ou visitas a enfermos, ocasião em que ele largava tudo para responder aos apelos. Na etapa final de sua vida, frei Nemésio sofreu devido a um câncer, sentia muitas dores mas jamais reclamava e nunca perdia o humor.

Artigo anteriorOs títulos de Jesus: O Sumo Sacerdote
Próximo artigoExposição inédita sobre a Capela Sistina e Michelangelo marca as comemorações do aniversário de SP