Conheça e participe do Clube do Leite

1. HISTÓRICO E OBJETIVO

O Clube do Leite, concebido em setembro de 1982, é um serviço social do Santuário Basílica de São Sebastião que visa atender as crianças carentes da paróquia inscritas no clube, em especial as do Morro do Turano, no Rio Comprido. O atendimento alcança somente crianças da faixa de 6 meses a 3 anos de idade, que corresponde ao período em que a adequada alimentação é fundamental para o desenvolvimento do cérebro e para a constituição saudável dessas pequenas criaturas.

Como muitas famílias daquela comunidade não dispõem de recursos para a alimentação própria das crianças naquela faixa etária, o Clube se propõe a complementar essa alimentação, com o fornecimento mensal de 2 kg de leite em pó e 1 Kg de fubá para misturar ao leite, entregues aos responsáveis pelas crianças (infelizmente, por conta da queda na arrecadação, desde maio/21 tivemos que suspender a distribuição do fubá).

Para participar, o interessado deve dirigir-se à mesinha na entrada do Santuário, falar com a atendente e solicitar o seu carnê para suas contribuições mensais. A pessoa também pode contribuir através do PIX: (CNPJ) 33.593.575 0273-14
  1. PRESTAÇÃO DE CONTAS

A cada aniversário do Clube do Leite, como prestação de contas anual, apresentamos um resumo com indicadores numéricos desse atendimento social.

DADOS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS (120 MESES) – SET/2011 A AGO/2021:

• ARRECADAÇÃO: R$ 508.419,00

Média mensal nos últimos 10 anos de R$ 4.236,83

Média mensal nos últimos 12 meses (Pandemia) de R$ 3.310,42

• CRIANÇAS ASSISTIDAS:

13.488 crianças (nos últimos 10 anos), com média mensal de 112

Atualmente, nos últimos 12 meses: (72 + 17 da creche) = 89/mês

• LEITE DISTRIBUÍDO:

24.202 Kg (nos últimos 10 anos), com média mensal de 202 Kg

Atualmente, nos últimos 12 meses: 175 Kg/mês

• FUBÁ DISTRIBUÍDO:

6.437 Kg (nos últimos 10 anos), com média mensal de 54 Kg

Atualmente, nos últimos 12 meses: 18 Kg/mês

Desde maio/21 não temos distribuído fubá.

III.        SÓCIOS DO CLUBE DO LEITE

Para o desenvolvimento de suas atividades, o Clube do Leite conta com um grupo de contribuintes (sócios), da Paróquia e fora dela, que são cadastrados e mensalmente ajudam com quantia não especificada, sendo o valor arbitrado por cada um, de acordo com as suas condições.

Assim, a cada domingo, um voluntário integrante do Clube fica na entrada da Igreja e recebe as contribuições que, usualmente, são controladas por carnê manual. Há também colaboradores que depositam sua contribuição diretamente na conta corrente que existe para tal finalidade, quando não podem comparecer à Igreja (como é o que tem mais acontecido durante a pandemia do COVID-19) ou não desejam ser identificados. Quando o sócio colaborador não puder comparecer em algum domingo do mês, a secretaria da Igreja durante a semana está em condições de receber também a contribuição.

SEJA TAMBÉM UM SÓCIO E AJUDE NA CONTINUIDADE DESSE SERVIÇO!