Santo do dia 20 de março: Santo Ambrósio de Sena

Santo Ambrósio de Sena nasceu na cidade de Siena, em 1220. Era filho de um contador. Por causa de sua deformação, sua mãe o deu a uma enfermeira para que fosse cuidado. A enfermeira dizia que Ambrósio só tinha paz quando estava na igreja dominicana, especialmente perto das relíquias dos santos.

A história conta que a enfermeira, um dia, cobriu seu rosto com um lenço, na Igreja. Mas, uma pessoa teria dito a ela: “não cubra o rosto do bebê. Um dia ele será o orgulho desta cidade”. Alguns dias depois, a criança conseguiu esticar os membros deformados e pronunciou “Jesus”. E suas deformidades foram curadas.

Ainda criança, era muito piedoso, e se levantava à noite para rezar e meditar. Aos quatro anos, ofereceram para ele escolher entre dois dos livros de seu pai. Ele escolheu o livro que falava sobre santos. Aos 7, já sabia recitar o Pequeno Oficio da Virgem. Caridoso, trabalhava com os pobres, doentes e abandonados. Quando disse que se juntaria aos frades, seus pais e amigos tentaram convencê-lo do contrário, mas Ambrósio foi para o mosteiro com 17 anos. Estudou em Paris, com São Tomas de Aquino e com São Alberto, o Magnus, e foi para Colonha com Alberto.

Santo Ambrósio tinha vontade de escrever, mas vendo a habilidade de Santo Tomás de Aquino, dedicou-se a pregar. Foi um dos maiores pregadores da época. Trabalhou em missões de paz e evangelizou grande parte da Alemanha, Itália e França. Era místico e visionário. Às vezes levitava quando pregava. Algumas vezes foi visto cercado de luzes e pássaros brilhantes. Faleceu em 1287 de causas naturais.

Santo Ambrósio foi beatificado em 1622 e, apesar de não ter sido formalmente canonizado, foi chamado de Santo Ambrósio de Siena, logo após sua morte. Seu túmulo se tornou um local de peregrinação e muitos milagres foram creditados à sua intercessão. Na arte litúrgica ele é representado cercado de luzes e pássaros ou com uma pomba ao seu ombro. Santo Ambrósio é o padroeiro da cidade de Siena, na Itália.

Oração de Santo Ambrósio de Sena:

Senhor, Jesus Cristo, por vossa grande providência e solicitude, que continuamente tendes para conosco, eu vos peço: interponhais vosso poder nesta vingança planejada. Que ela seja reservada a vós, a fim de que todos conheçam que a punição das ofensas não pertence a ninguém, senão a vós somente, e a fim de que as paixões não impeçam o conhecimento da vossa justiça. Que assim seja.

Artigo anteriorAtor que representa Jesus em “The Chosen” recebe presente de Aparecida
Próximo artigoSanto do dia 21 de março: São Nicolau de Flue