
O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, na sexta-feira, 14 de fevereiro, para passar por exames e tratamento de bronquite.
Por Catholic News Agency
O Papa Francisco já passou 33 dias hospitalizado no Hospital Gemelli, em Roma, desde sua internação em 14 de fevereiro, enquanto autoridades do Vaticano continuam a fornecer atualizações sobre a condição do pontífice de 88 anos.
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, negou firmemente os rumores de discussões sobre a renúncia papal durante suas recentes visitas ao Papa Francisco.
O cardeal disse que encontrou o Santo Padre “em melhores condições” durante sua visita de 9 de março em comparação com encontros anteriores.
Apesar de sua saúde delicada, o Papa Francisco continua ativamente envolvido na governança da Igreja. “O papa dá suas instruções”, enfatizou Parolin, confirmando que Francisco continua a tomar decisões necessárias enquanto está hospitalizado.
Um exemplo recente da atividade papal contínua do Papa Francisco inclui a doação de sua Medalha Presidencial da Liberdade , concedida pelo ex-presidente dos EUA Joe Biden, à catedral metropolitana de Buenos Aires, onde ele serviu como arcebispo antes de ser eleito papa em 2013.
Enquanto isso, as orações persistem pela recuperação do pontífice. O Arquivo Apostólico do Vaticano e a Biblioteca Apostólica do Vaticano animarão um serviço de oração do rosário, guiado pelo Arcebispo Angelo Vincenzo Zani, arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana.
Médicos confirmam que a saúde do Papa Francisco continua melhorando
Médicos disseram na quarta-feira que a condição do Papa Francisco continua melhorando e ele não está mais usando ventilação mecânica não invasiva.
De acordo com a atualização médica de 19 de março do Vaticano, o pontífice também reduziu o uso de oxigenoterapia de alto fluxo.
O 34º dia do pontífice no hospital incluiu a concelebração de uma missa pela manhã na solenidade de São José, bem como terapia respiratória e fisioterapia.
A Sala de Imprensa da Santa Sé diz que o papa também passou um tempo em oração e trabalhando. Embora as infecções em seu pulmão ainda estejam presentes, elas estão “sob controle”, acrescenta.
O Vaticano também observa que, devido à situação estável de Francisco, o próximo boletim médico será emitido em algum momento da semana que vem. O Vaticano também fornecerá informações sobre o papa aos jornalistas na sexta-feira, 21 de março, e na segunda-feira, 24 de março.