Anúncio foi feito durante a celebração da Santa Missa de Encerramento da 16ª Romaria, no Altar Central
Por Redação A12
Em 2025, os Homens do Terço já têm um novo encontro marcado. A 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens será nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro do próximo ano.
O convite foi renovado pelo Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., que presidiu a Santa Missa de Encerramento da 16ª Romaria, que começou na última sexta-feira (23) e, durante os três dias da programação, trouxe uma multidão de homens devotos de Nossa Senhora à Casa da Mãe, muitos deles junto de suas famílias.
A celebração das 18h deste domingo (25), também contou com diversos missionários redentoristas concelebrantes, entre eles: Pe. José Marques, C.Ss.R., Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R., Pe. Agostinho Frasson, C.Ss.R., Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., administrador ecônomo do Santuário Nacional, e Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R., diretor da Rádio Aparecida, além do Ir. João Batista de Viveiros, C.Ss.R e do Ir. Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R., que foi o animador da celebração.
Fundamentado no tema deste ano: “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe”, e no lema: “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Salmo 119), em sua homilia Pe. Eduardo lembrou que, “na sua essência, o Terço dos Homens simboliza a oração pela família, a oração cotidiana, acompanhada sempre dos mistérios da vida de Cristo, porque a oração do Terço é uma oração bíblica por excelência. Desde o primeiro até o último mistério, nós sempre nos debruçamos sobre o mistério de Deus em nossas vidas”, salientou.
“Quem de nós vive sem a Biblia, quem de nós consegue caminhar, senão Iluminados pela Palavra viva de Deus?”
Falando também sobre a nossa caminhada quaresmal, motivada pela Campanha da Fraternidade, o sacerdote explicou:
“A glória de Deus, que vai acompanhar Jesus no seu caminho na direção de Jerusalém, também nos acompanha nas dificuldades, nos desafia nas tentações de cada dia. E já no segundo século do cristianismo, um bispo de Lyon chamado Santo Irineu dizia que ‘a glória de Deus é o homem vivo’. A glória de Deus é a vida humana, a glória de Deus é a dignidade dos filhos e filhas de Deus. E essa certeza nos acompanha nessa bonita caminhada quaresmal, na direção da amizade social, na dimensão da fraternidade, na dimensão da justiça para todos”.
Concluindo sua reflexão, Pe. Eduardo lembrou que “nós somos filhos e filhas de Deus. Ele nos quer junto Dele. Junto Dele, a redenção é abundante, a redenção é copiosa. O caminho quaresmal vai continuar nas próximas três semanas, até meditarmos o grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Que este caminho seja sempre na companhia dos homens do Terço, que este caminho seja sempre na companhia de Nossa Senhora. Que Ela nos lembre, sempre e cada vez mais, que a glória de Deus é o ser humano. Amém, assim seja. Amém”.
Ao final, Irmão Viveiros leu uma bonita mensagem de agradecimento aos homens do Terço, também com base na CF 2024.
A Consagração à Nossa Senhora Aparecida, ao final da Santa Missa, foi com Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R., diretor da Rádio Aparecida.