Quando a inteligência artificial dá rostos aos santos

Ele não se limita apenas aos santos mais conhecidos, como Santo Antônio de Pádua e Santa Zita, mas também apresenta santos menos populares, como Santa Catarina de Ricci, uma mística italiana do século XIII

Por Redação A12

Já pensou em como seria o rosto do seu santo de devoção? A inteligência artificial pode ajudar a imaginar. Franck Galbavy, um fotógrafo católico da Eslováquia, decidiu usar seu talento para fortalecer a fé. No Instagram, ele compartilha imagens realistas de santos na conta “Time in Prayer”. Essas imagens são geradas pelo Midjourney, um programa de inteligência artificial, e mostram rostos que, embora pareçam reais, são criações digitais baseadas em santos reais.

“Com experiência anterior e exposição em design, fotografia e pintura, usei essa habilidade visual para criar imagens de santos católicos de uma época anterior à fotografia, modelando-os como imagino que eles poderiam ter parecido, mas permanecendo fiéis à sua época e país.

“Eu também tento descrevê-los como calorosos, amigáveis e acessíveis para torná-los acessíveis”, explica Franck Galbavy. “Quando eu estava procurando por visuais desses santos, percebi que as representações existentes não falavam comigo; faltava calor e apelo. Essa percepção desencadeou minha decisão de criar novos visuais.”

Utilizando inteligência artificial, o entusiasta de 46 anos quer criar rostos de santos católicos para “nos ajudar a nos conectar mais com eles, conhecer suas histórias e fortalecer nossa fé”, como ele mesmo explica.

Franck Galbavy resolveu usar seus talentos para ajudar as pessoas em suas orações. O processo criativo que ele segue é demorado e exige bastante criatividade. Ele gasta cerca de uma ou duas horas para criar cada imagem, começando com um rascunho gerado por um programa de inteligência artificial. Esse programa cria imagens a partir de comandos específicos, e ele ajusta o resultado diversas vezes, em alguns casos chegando a fazer até 100 alterações, até atingir o visual desejado. A versão final ainda passa por uma edição em um software de fotos antes de ser publicada.

Todos os dias, Franck compartilha uma nova imagem de um santo em sua conta no Instagram, que já conta com quase 14,5 mil seguidores. Ele não se limita apenas aos santos mais conhecidos, como Santo Antônio de Pádua e Santa Zita, mas também apresenta santos menos populares, como Santa Catarina de Ricci, uma mística italiana do século XIII.

Além das belas imagens, cada publicação traz uma biografia bem elaborada, transformando sua página em uma espécie de enciclopédia virtual sobre a vida dos santos. Vale a pena conferir o trabalho!

Fonte: Aleteia

Artigo anteriorSanto do dia 18 de setembro: São José de Cupertino
Próximo artigoFamília Franciscana recorda os 800 anos das Chagas de São Francisco de Assis