Quais são as promessas do batismo e como vivê-las no dia a dia

Durante o batismo, a pessoa batizada faz várias promessas que deve cumprir diariamente e pode até renová-las. Mas de que promessas estamos falando? E em que momento do batismo elas são feitas?

Josh Applegate | Unsplash CC0

Anna Ashkova / Aleteia

Durante o batismo, a pessoa que está sendo batizada faz uma aliança com Deus, ou seja, uma promessa recíproca. Ela promete fazer certas coisas todos os dias. E essa promessa é dupla. “Ela renuncia por um lado a Satanás, às suas obras e às suas seduções e professa a sua fé em Deus Pai, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. É um compromisso que a torna capaz de receber de Deus a vida da graça. Esse compromisso aplica-se durante toda a vida do batizado e representa a disponibilidade para viver de acordo com o sacramento que recebe”, explica o padre Didier Van Havre, à Aleteia.

Estas promessas são feitas antes do próprio batismo, ou seja, antes de o celebrante pronunciar as palavras sacramentais:

Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

“As promessas batismais são, portanto, a resposta do homem à ação conjunta das três pessoas divinas no Batismo: o Pai nos adota como seus filhos, o Filho nos convida a nos unirmos a Ele e à sua Igreja, que é o seu Corpo, e o Espírito Santo vem habitar em nós para nos santificar. Estas promessas são uma condição essencial para receber o batismo”, explica o Padre Didier Van Havre.

Deus criou o homem livre e quer que ele se comprometa livre e conscientemente a viver como cristão. No caso do batismo de crianças pequenas, são os pais e padrinhos que se comprometem em nome da criança a educá-la na fé.

Como viver diariamente as promessas batismais?

Através das promessas do batismo, o batizado compromete-se a viver como filho de Deus, a procurar a união com Cristo, a assumir sobre si a missão da Igreja e a cooperar com o Espírito Santo na sua própria santificação, que é a semelhança de Cristo e a santificação dos outros. As promessas do batismo incluem, portanto, o compromisso de viver de acordo com os dons recebidos no primeiro sacramento cristão.

Mas como viver tudo isso no dia a dia? Padre Didier Van Havre explica:

“Assim como ao nascermos recebemos habilidades físicas e intelectuais que devemos desenvolver até a maturidade, também devemos cooperar com Deus para levar à maturidade os enormes dons que recebemos no batismo. Devemos, portanto, praticar o viver e o pensar como filhos de Deus, seguindo o exemplo de Cristo, buscando a união com Cristo através da oração, dos sacramentos e da amizade com ele, vivendo como fiéis da Igreja no cumprimento da nossa missão que é anunciar e estabelecer o Reino de Deus onde vivemos, além de cooperar com o Espírito Santo que vem habitar em nós para nos tornar semelhantes a Cristo e para ajudar os outros a encontrar essa semelhança, isto é, a santidade à qual todos somos chamados, como nos recorda com força o Concílio Vaticano II”.

Mais ainda: é possível renovar as promessas batismais. “A Igreja nos pede para renová-las durante a Confirmação e durante a Vigília Pascal”, sublinha o padre Didier Van Havre.

Os cristãos os renovam todos os anos. No entanto, o sacerdote especifica que é desejável renovar o compromisso de viver de forma cristã e de procurar a plenitude da vida todos os dias.

“A liberdade é inventiva e o Espírito Santo tem imaginação infinita: ele nos inspirará, portanto, na medida da nossa disponibilidade, a maneira adequada de renovar as nossas promessas batismais, assim como os noivos renovam as suas promessas matrimoniais e os sacerdotes as suas promessas sacerdotais”, conclui o padre.

Artigo anteriorBrasil: Estatuto do Nascituro consegue assinaturas necessárias para votação urgente
Próximo artigoCinco destinos de turismo religioso para visitar na América Latina