Por que o sacerdote beija o altar no momento da Missa?

Padre Camilo responde esta dúvida sobre o sinal de veneração à Mesa do Senhor

Alberto Andrade / A12 Redação

Foto: Vatican Media

“O altar, em que se torna presente sob os sinais sacramentais o sacrifício da cruz, é também a mesa do Senhor, na qual o povo de Deus é chamado a participar quando é convocado para a Missa; o altar é também o centro da ação de graças celebrada na Eucaristia” (IGMR 296)

A Instrução Geral do Missal Romano ressalta que em nossas comunidades e paróquias, a Santa Eucaristia não é realizada em uma mesa qualquer, mas sim da mesa sagrada para a Igreja, pois ali é celebrada a Ceia do Senhor. O altar tem uma importância essencial na conexão com o Santo Sacrifício da Missa que se celebra sobre esta mesa. Por isso, o bispo consagra o altar quando um novo templo é instalado.

Nós, como católicos, ao entrarmos na Igreja e sempre que passarmos diante do altar, devemos nos acostumar a voltar nosso olhar e atenção para ele, e saudá-lo com uma inclinação de corpo ou de cabeça, em atitude de respeito e terno amor para com Jesus Cristo, como pedra angular que sustenta a comunidade cristã.

A inclinação é um sinal de veneração e humildade que deve ser feito por todos os fiéis, em todos os momentos, não somente nos horários da celebração.

O altar é a presença real de Cristo, também um sinal daquilo em que nós cristãos devemos nos transformar. Somos, de certa maneira um¨altar espiritual¨. Por isso que após a preparação da mesa no ofertório, logo que o pão e o vinho, a cruz, o altar e o que preside a celebração são incensados, segue-se a incensação de toda assembleia.

Ao fim da celebração, devemos tomar todo cuidado e zelo para que o altar não se torne uma mesa qualquer, pois o altar continua sendo um sinal sacramental.

Este temor e respeito ao Cristo Vivo também é aplicado por gestos litúrgicos realizados pelo sacerdote e os ministros ordenados. Já vimos em toda Santa Missa, que o padre beija o altar junto com seus concelebrantes e diáconos no início e no fim da celebração.

Mas porque isso acontece? Qual o significado deste gesto? O missionário redentorista, Padre Camilo Júnior, abaixo, explica para você a razão deste sinal de veneração.

Artigo anteriorA lenda do mosteiro que guardava os restos mortais de São Pedro
Próximo artigoSTF ultrapassa seus limites ao julgar liberação do aborto, diz assessor jurídico da CNBB