Por que as igrejas tocam sinos?

Christopher Moswitzer/ shutterstock

No Brasil, há o costume, em algumas regiões, de se tocar o sino ao contrário quando ocorre o falecimento de alguém querido, com o intuito de anunciar, mas também de homenagear.

Por Letícia Dias / A12 Redação

Em muitas igrejas vemos que o sino é utilizado para chamar atenção dos fiéis para o início de uma celebração eucarística, comunicar a morte de alguém da comunidade ou em momentos festivos. Normalmente eles são dispostos nas torres das igrejas, para que se possa ouvir de longe as badaladas.

Além disso, os sinos são abençoados para unir, de fato, a vida do povo ao divino. Essa é uma tradição transmitida de geração em geração há séculos. Alguns monges foram os primeiros a utilizar os sinos como uma forma de convite para a oração.

Liturgia

Os sinos fomentam a unidade entre Deus e seu povo, o soar deles chama a atenção para nos voltarmos para a oração.

Na liturgia, eles marcam também momentos importantes da Santa Missa, como a Consagração. E são usados, no Angelus, por exemplo, três toques para recordar a anunciação do Anjo Gabriel a Maria.

Campanário

Thiago Leon

Alguns sinos das igrejas ficam em espaços chamados de campanários. No Santuário Nacional, Campanário é composto de 13 sinos. O sino maior é dedicado a Nossa Senhora e a São José e uma homenagem à Família dos Devotos.

::Conheça aqui o Campanário do Santuário Nacional

Artigo anteriorSanto do dia 14 de julho: São Camilo de Léllis