Cirurgião do Pontífice afirmou que ele será um “Papa mais forte” agora
I.Media / Aleteia
O Papa Francisco deixou o Hospital Gemelli, em Roma, às 8h43 (horário local) desta sexta-feira, 16 de junho de 2023. O Pontífice argentino de 86 anos estava em uma cadeira de rodas e parecia sorridente. Ele foi internado em 7 de junho para passar por uma cirurgia de hérnia intestinal.
Uma multidão de jornalistas, funcionários do Gemelli e fiéis se reuniu do lado de fora do hospital. Na saída, o Santo Padre conseguiu falar com alguns deles. “Ainda vivo”, disse Francisco a um jornalista que perguntou como ele estava se sentindo. O Papa também expressou sua “tristeza” pelo trágico naufrágio de um barco de migrantes na costa da Grécia na noite de 13 para 14 de junho.
Entre os profissionais que cercavam o Papa Francisco estava o cirurgião Sergio Alfieri, que o acompanhou até o carro. De acordo com o Vatican News, o médico italiano informou que o Papa havia, de fato, confirmado “todas as viagens” que o aguardavam, incluindo a viagem a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa e a ida à Mongólia. “Ele será capaz de enfrentá-las melhor do que antes, porque agora não será incomodado pelos inconvenientes anteriores”, garantiu o cirurgião a alguns jornalistas. O médico acrescentou: “Ele será um Papa mais forte”.
Após nove dias no hospital, o Papa Francisco retornou à Casa Santa Marta, no Vaticano, onde mora. Antes, porém, foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone da Virgem Sálus Pópuli Románi. O Papa argentino já esteve na basílica mais de cem vezes desde o início de seu pontificado. Ele reza neste local antes de todas as suas viagens ao exterior e sempre comparece ao local para agradecer à Virgem Maria em seu retorno.
Por volta das 10 horas da manhã, o Papa Francisco fez uma breve visita particular às irmãs do Instituto Maria Santíssima Bambina, que estão reunidas em Capítulo Geral, de acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé. Ao chegar ao Vaticano, ele cumprimentou os seguranças e agradeceu-lhes por seu serviço.
O Vaticano também anunciou que o Papa Francisco deverá rezar o Angelus na Praça de São Pedro neste domingo. No entanto, ele não fará sua tradicional audiência geral na quarta-feira.
Na próxima semana, o Papa deve ter várias reuniões importantes, inclusive com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.