O QUE É A BÊNÇÃO DOS CAPUCHINHOS OU BARBADINHOS?

DSC_7873a_site

A tradicional bênção dos capuchinhos, concedida na primeira sexta-feira do ano, hoje é patrimônio cultural carioca

Emilton Rocha | Pascom

A tradicional bênção concedida pelos frades capuchinhos – também conhecida como “bênção dos barbadinhos” – na primeira sexta-feira do ano, na  Basílica de São Sebastião, é patrimônio cultural carioca desde 20 de fevereiro de 2014, através de decreto do prefeito Eduardo Paes, que teve parecer favorável do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural da prefeitura.

Naquele ano, o prefeito também declarou patrimônio carioca a procissão de São Sebastião, realizada em 20 de janeiro no Centro do Rio, e em outras paróquias em homenagem ao padroeiro da cidade. A decisão fez parte dos preparativos para comemorar os 450 anos de fundação da cidade, em 1º de março de 2015.

“Os Barbadinhos foram uma das primeiras ordens religiosas a chegar ao Brasil. Tanto a bênção deles quanto a procissão de São Sebastião são manifestações religiosas que ganharam reconhecimento cultural. (…) Os Capuchinhos são os guardadores de marcos da fundação da cidade, inclusive dos restos de Estácio de Sá, o fundador, que estão na Igreja deles” — disse à época Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Na ocasião, Frei Eduardo Melo disse que “a tradição dessa bênção, que tem mais de 80 anos, é o reconhecimento da influência popular na igreja e do nosso trabalho pastoral, que se perpetuou ao longo dos anos”. Afirmou ele: “É uma simbiose entre a fé católica e as tradições. Muitos fiéis comparecem à igreja para iniciar o ano bem e com a fé renovada”.

O sacerdote disse ainda que a procissão de São Sebastião se tornar patrimônio do município durante a preparação dos festejos dos 450 anos da cidade tornava a novidade ainda mais especial. Já que a primeira imagem, que tem mais de 400 anos, está na igreja.

No primeiro dia do Ano Novo, também a 1a Sexta-Feira do ano, a bênção dos Capuchinhos será feita após as missas nos seguintes horários: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 18h e 19h.

Artigo anteriorJMJ 2016 já tem 10 mil brasileiros inscritos
Próximo artigoPapa apresenta os “antibióticos” para combater as doenças curiais