O dia em que Santo Antônio salvou o pai da forca com a ajuda de um morto

O pai de Santo Antônio foi preso injustamente e seria condenado a morrer na forca

By Renata Sedmakova | Shutterstock

Aleteia / Ricardo Sanches

Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja. E não é só por sua fama de casamenteiro: há relatos que ele operou inúmeros milagres e dos mais diversos tipos. Entre eles, está a conhecida história de quando ele recorreu a uma mula para provar que o Corpo de Cristo está presente na Hóstia Consagrada.

O site da Diocese de Blumenau publicou uma lista com 21 milagres atribuídos ao santo. Entre eles, a quase que inacreditável história do dia em que Santo Antônio livrou o pai dele da morte com a ajuda de um morto!

O dia em que Santo Antônio livrou o pai da forca

Diz-se que um rapaz foi assassinado perto da casa de Martinho de Bulhões, o pai de Santo Antônio. Os criminosos o enterraram no quintal da casa do Sr. Martinho sem que o homem soubesse.

Algum tempo depois, as autoridades encontraram o corpo e acusaram o Sr. Martinho de ter matado o jovem. Ele passou quinze meses na cadeia. Quando chegou o dia do julgamento, era quase que certeza que a condenação seria a morte na forca.

Frei Antônio foi misteriosamente avisado do julgamento do pai, pediu autorização para deixar o convento de Pádua e viu-se instantaneamente em Lisboa. Sabendo da inocência do pai, passou a defendê-lo no tribunal. Tentou todos os meios, mas não conseguia convencer os jurados.

Sem ter testemunhas de defesa, Antônio decidiu recorrer ao depoimento da vítima, ou seja, o morto. E, mesmo ridicularizando o “advogado”, os juízes permitiram que o falecido fosse chamado como testemunha.

Museu de Lisboa

“Chegados à sepultura do falecido, o Santo ordenou que a abrissem e chamou o frio cadáver em voz alta, ordenando-lhe em nome de Deus que dissesse aos juízes a verdade sobre o seu assassinato. Imediatamente o morto levantou-se como se estivesse vivo e respondeu com voz sonora que Martinho de Bulhões era inocente e não estava manchado pelo seu sangue. Em seguida, deitou-se na sepultura. Santo Antônio, depois de se despedir do pai, desapareceu. Ficaram os juízes e a assistência assombrados com o milagre que acabavam de presenciar”, diz o site da diocese.

O pai de Antônio foi, enfim, considerado inocente e ficou livre da forca. Mais tarde, os verdadeiros criminosos foram descobertos e presos.

Momento eternizado

Essa história foi eternizada através de uma pintura. O quadro, de autoria desconhecida, está no Museu de Lisboa, Portugal. A tela é da segunda metade do século XVI e retrata a grande devoção que a sociedade lisboeta da época já manifestava a Santo Antônio.

Santo António livrando o pai da forca

Autor desconhecido

Entre os milagres operados por Santo António (que estão na base da sua grande popularidade), conta-se o de ter salvo o próprio pai da forca, acusado injustamente de ter assassinado outro homem. Estando em Itália, e através do dom da bilocação, rapidamente se deslocou a Lisboa, onde ressuscitou o morto que de viva voz ilibou o acusado.

Esta pintura data da segunda metade do século XVI e, apesar das deficiências de perspectiva – que lhe conferem um estatuto secundário no panorama artístico português da época –, ilustra a grande devoção que Santo António já detinha no tecido social lisboeta da época.

Artigo anteriorSolenidade dos Votos Perpétuos de Frei Rafael Kruger acontecerá neste sábado, 28, às 17h
Próximo artigoCatolicismo no Brasil se consolidou em torno de Maria, diz franciscano