Novo filme sobre Padre Pio tem olhar humano sobre o famoso santo, dizem cineastas

O padre Pio é assediado pelo diabo várias vezes no filme, uma vez até fisicamente. Em uma cena, o diabo, na aparência de uma mulher nua que profana uma imagem da Virgem Maria, insulta e desencoraja o santo

Padre Pio, estrelando Shia LaBeouf, estreia hoje (2) nos cienmas dos EUA. – Crédito da foto: Gravitas Ventures

Joe Bukuras/CNA / ACI Digital

Shia LaBeouf, intérprete de são Pio de Pietrelcina, no novo filme “Padre Pio”, disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, no final de maio, que o peso de assumir esse papel era “enorme”.

O novo filme, estrelado pelo ator principal de “Transformers” e “Corações de Ferro”, estreia hoje (2) nos cinemas dos EUA. Retrata o frade italiano de cerca de 20 anos de idade imerso no sofrimentos dos moradores de San Giovanni Rotondo, cidade do leste da Itália, onde está seu mosteiro.

O filme, classificado como R (equivalente a +18 nos EUA) por violência e linguajar explícitos, retrata cenas poderosas do Padre Pio pregando às pessoas da cidade e suportando suas próprias batalhas espirituais com o diabo em meio ao caos de um violento confronto político entre os socialistas em sua maioria empobrecidos e a rica classe dominante, que resulta em um massacre brutal.

O diretor do filme, Abel Ferrara, disse que os assassinatos foram um “evento tenebroso” e acrescentou que tudo isso está no filme.

“Não há uma história política e uma história do Padre Pio. Ele é um membro daquela comunidade. Ele está sentindo isso. Ele sabe o que está acontecendo e está conectado a essas pessoas. E essas pessoas estão muito conectadas a ele”, diz Ferrara.

Cena do filme “Padre Pio”. – Crédito: Gravitas Veritas

LaBeouf, o irmão Alexandro Rodriguez – que interpreta um verdadeiro frade capuchinho no filme – e Ferrara, diretor do filme, também falam sobre uma cena na qual o diabo aparece sob a forma de uma mulher nua, bem como o uso de palavras de baixo calão pelo santo em outra cena.

Ao ser questionado sobre qual era a mensagem do filme, Ferrara disse que não havia nada em específico, mas acrescentou que a mensagem de são Pio é “amor e compaixão na vida cotidiana, e não apenas na hora de estar na Igreja”.

Interpretando Pio

LaBeouf disse à CNA que desempenhar o papel de santo enquanto estava imerso em seu mosteiro e cidade aumentou a intensidade. “É uma pressão enorme, mas que foi boa para o filme. Há cenas em que está acontecendo uma missa e não há atores nos assentos. Essas são pessoas tementes a Deus que amam ao padre Pio e é possível sentir isso, e isso só enriquece a experiência”, disse o ator.

Muitos dos figurantes do filme eram da área ao redor de San Giovanni Rotondo. Apesar da pressão, LaBeouf disse que “nunca, no decorrer de toda a minha carreira, estive em um set onde o filme fosse tão fácil de ser feito”.

Sempre que a equipe de filmagem se deparava com problemas técnicos ou legais, LaBeouf não entrava em pânico, mas recorria ao famoso lema do santo: “Ore, espere e não se preocupe”.

“E as coisas deram certo. Elas simplesmente deram certo. E acho que fizemos um belo filme como resultado de seguir os seus ensinamentos e realmente nos apoiar na maneira pragmática como ele lidou com o mundo”, disse. “É provavelmente por isso que eu amo o catolicismo, porque é tão louco e complicado”.

LaBeouf disse que “experimentou a liberdade desordenada por tanto tempo, como um anarquista” e que o filme mudou sua vida.

No final do filme, Padre Pio recebe os estigmas enquanto reza.

“É fácil pensar que por ser santo, ele recebeu o estigma automaticamente. Não. A Primeira Guerra Mundial e a turbulência social e política em San Giovanni Rotondo foram o contexto em que o santo recebeu os estigmas”, disse Rodriguez.

“Pio estava olhando para tudo isso e dizendo: ‘Quero assumir tudo isso como um servo sofredor para ajudá-los’. Ele não sabia que os estigmas serviriam para ajudar essas pessoas. Mas acabou sendo só isso. Em outras palavras, os estigmas não aconteceram sozinhos”, continuou o frei.

Assédios demoníacos

O padre Pio é assediado pelo diabo várias vezes no filme, uma vez até fisicamente. Em uma cena, o diabo, na aparência de uma mulher nua que profana uma imagem da Virgem Maria, insulta e desencoraja o santo.

Ferrara disse à CNA que a cena foi retirada das cartas particulares do Padre Pio ao seu diretor espiritual. Rodriguez acrescentou que os demônios apareciam no quarto de Pio como mulheres nuas para assediá-lo.

“Estamos tirando isso das cartas dele. Quero dizer, estamos tentando incorporar quando ele fala sobre a tentação de uma forma real”, disse Ferrara.

Cena de “Padre Pio”. – Crédito da foto: Gravitas Veritas

“Muito do que você vê no filme é bastante preciso”, disse Rodriguez, acrescentando que o padre Pio escreveu as cartas para seu diretor espiritual em sigilo e “não gostaria que a carta fosse publicada”. Rodriguez disse à CNA em 2022 que a representação do santo no filme é cerca de 90% precisa e é amplamente baseada nas cartas do santo a seu diretor provincial e espiritual de 1911 a 1918.

Rodriguez, que se aproximou de LaBeouf durante a preparação do ator para o papel de Padre Pio, disse saber “que Deus queria que este filme fosse feito”. Ele observou como o filme surgiu em um momento providencial na vida de LaBeouf, que colocou o ator no caminho para ingressar na Igreja Católica.

LaBeouf disse recentemente ao site ChurchPOP que está atualmente na catequese de adultos, tendo aulas semanais para receber os sacramentos, e está a caminho de receber o crisma em sete meses.

Outra cena do filme mostra o diabo aparecendo como um ser andrógino que se confessa ao Padre Pio e não se arrepende dos pecados, a ponto de negar a existência de Deus e do inferno. Assim que o Padre Pio percebe que é o diabo, o santo castiga a figura, manda-a embora e grita com raiva “Cale a boca! Diga que Cristo é o Senhor!”.

“Quando Pio está dizendo palavrões [ao expulsar o diabo], esta é a opinião de Abel em mostrar ao mundo que Pio, que é um santo, também era um pecador”, disse Rodriguez. Ele acrescentou que nas cartas de Pio ao seu diretor espiritual, ele escreveria sobre a luta para lidar com suas paixões de raiva e seu temperamento.

Neste ponto da vida de Pio, ele é “um santo em construção”, disse Rodriguez. Rodriguez questionou o que o mundo irá pensar da representação de são Pio no filme “de uma maneira mais humana”.

“Não sei o que vai acontecer a seguir, mas espero que o mundo aceite o filme como ele é. E para ver por que Pio recebeu os estigmas. Essas são as circunstâncias em que ele recebeu os estigmas e o sofrimento pelo qual passou”, acrescentou.

LaBeouf disse à CNA que “se você já leu ‘Florinhas de são Francisco’, ele diz muito claramente, e não é conjectura, não é parafraseado, ele diz, ‘se o diabo se aproximar de você, enfie m***a na boca dele’”.

“Portanto, essa ideia de que os santos – e não há santo maior do que são Francisco – nunca disseram palavrões é simplesmente ignorante e, francamente, puritana, o que não condiz com o catolicismo. O catolicismo não é puritano”, disse o ator. “Eles são seres humanos antes de serem santificados”, acrescentou.

LaBeouf disse que “entrou [no processo do filme] como um homem ferido em pleno sofrimento, vergonha e pânico total”. “E ao longo do filme, saí da minha pequena caverna de vergonha e voltei ao mundo, encontrei novamente um propósito e redenção. Eu fui salvo. Eu estava perdido e fui salvo pelo amor de Cristo”, disse.

“Isso é o que realmente aconteceu na minha vida. Está além da promoção deste filme. É o que realmente aconteceu na minha vida. E logo depois de sair deste filme, minha esposa deu à luz, e eu posso aparecer para meu filho de uma forma que eu nunca teria feito se isso não tivesse acontecido comigo”, concluiu.

Artigo anteriorBrasil: rota de peregrinação homenageia Santa Dulce dos Pobres
Próximo artigoPapa Francisco: lutem contra o “declínio da família”