Brasil: rota de peregrinação homenageia Santa Dulce dos Pobres

Roteiro deve impulsionar o turismo religioso na região da Chapada Diamantina

@DioceseRuiBarbosaBa

Por Aleteia

Foi inaugurado recentemente o “Caminho de Santa Dulce dos Pobres”, uma rota de peregrinação para homenagear a primeira santa brasileira canonizada pela Igreja.

O caminho fica na cidade de Boa Vista do Tupim, região da Chapada Diamantina, na Bahia. Ao todo, a rota inclui 7,5 quilômetros de peregrinação. O início se dá no assentamento Nova Cana Brava, em Boa Vista do Tupim, e percorre uma área banhada pelo rio Paraguaçu.

Durante o percurso, os peregrinos poderão fazer 14 paradas para orações. Esses pontos contêm placas com citações de Santa Dulce dos Pobres que servem de meditação e reflexão. O fim da peregrinação é na Praça do Cruzeiro, um lugar de devoção à santa.

A peregrinação pode ser feita a pé, de bicicleta ou a cavalo. No trajeto, os peregrinos podem contemplar as belezas naturais da Chapada Diamantina, uma importante região turística do país.

“Vamos receber romeiros de todas as regiões do país para visitar o local e fazer suas preces à Santa Dulce, também conhecida como ‘anjo bom da Bahia’. É uma experiência de fé e que promove as belezas naturais que temos em nosso município”, afirmou o prefeito de Boa Vista do Tupim à imprensa local.

O percurso religioso em homenagem à Santa Dulce foi proposto pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e viabilizado prefeitura de Boa Vista do Tupim. Houve também a capacitação profissional e a sinalização turística por parte da Secretaria de Turismo (Setur) do Estado da Bahia.

Veja as fotos:

Artigo anteriorMês de junho é marcado por solenidades e dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
Próximo artigoNovo filme sobre Padre Pio tem olhar humano sobre o famoso santo, dizem cineastas