Dom Orani reza o Ângelus no 1º dia da Trezena
No primeiro dia da Trezena de São Sebastião, o Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta rezou o Ângelus ao meio-dia, na Paróquia de São Sebastião dos Frades Capuchinhos. A tradicional Trezena do Santo Guerreiro é uma peregrinação que começa 13 dias antes do Dia de São Sebastião (20 de janeiro). No dia 11, a imagem restaurada será exposta na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos.
O santo de madeira recebeu dez camadas de tinta ao longo dos anos, retiradas em restauração que demorou mais de oito meses. Detalhes como a costela e o umbigo do santo foram encontrados no processo, que identificou estilo renascentista germânico e madeira provavelmente portuguesa na imagem. Toda a restauração foi custeada por fiéis: a imagem foi exposta pela primeira vez durante a Missa da noite de Natal.
Dom Luiz Henrique, Frei Arles de Jesus e Dom Orani Tempesta
Trezena 2015: São Sebastião e o Rio de Janeiro
Na Paróquia São Sebastião, dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, para onde seguiu a imagem peregrina após visita a hospitais no início da manhã, a imagem foi posicionada no altar da igreja, que abriga uma imagem histórica do santo, trazida para a cidade no século XIX, da qual a imagem peregrina foi replicada, e o marco de fundação do Rio de Janeiro: os restos mortais de Estácio de Sá.
Além do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, também estavam presentes o pároco, Frei Arles de Jesus, e o bispo auxiliar e animador do Vicariato Norte, Dom Luiz Henrique da Silva Brito. Lá, os presentes rezaram o Angelus, e recitaram o terço.
Dirigindo a palavra aos fiéis, o Cardeal Tempesta afirmou que todos os cariocas são convidados seguir o exemplo do padroeiro da cidade: “São Sebastião foi firme até o fim. Não desistiu de esperar no Senhor e morreu como mártir. Todo carioca precisa ter confiança e alegria de testemunhar o Evagelho”.
Dom Luiz Henrique afirmou que a Trezena deste ano é um momento significativo para refletir sobre essa grande virtude da esperança. “Precisamos acreditar na palavra de nosso Deus, apesar das dificuldades e dos desafios da vida”. Depois da visita à paróquia, a imagem seguiu para o Hospital São Vicente se Paulo, na Tijuca.
(Com informações da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro / Fotos: Emilton Rocha)