Não sabe o que rezar diante do Santíssimo Sacramento?

godongphoto / Shutterstock

Sugerimos algumas orações para este momento de encontro com Jesus

Por Camila Vilas / A12 Redação

Adorar o Santíssimo é um encontro profundo com Jesus, um convite a permanecer com Ele e deixar-se transformar pelo seu amor. Trata-se de um momento em que nos aproximamos de Cristo para pedir-lhe a graça de unir o nosso coração ao seu Sagrado Coração.

Contudo, muitas vezes, não sabemos bem o que rezar neste momento íntimo de encontro com o Senhor, realmente presente na hóstia santa. Nesta reflexão, queremos dar algumas sugestões que ajudem a viver esta ocasião tão bela de oração com um coração bem-disposto.

1. Comece com o sinal da cruz e uma breve oração de preparação: Peça a graça de estar presente de corpo e alma diante do Senhor.

2. Leia um trecho do Evangelho e medite sobre as palavras de Jesus. Deixe que Ele fale ao seu coração.

3. O Terço e a Via Sacra: essas orações ajudam a unir-se ao mistério da Paixão, lembrando o sofrimento e a doação de Cristo por nós.

4. Oração Pessoal e Silêncio: crie um espaço de silêncio interior para que Deus fale ao seu coração. O silêncio é uma porta aberta para a ação divina. A oração pessoal é muito importante pois é um momento de escuta, mais do que de palavras.

5. Louvor e Desagravo: agradeça o sacrifício de Cristo e ofereça orações em reparação pelas ofensas por Ele recebidas.

6. Sinal da cruz: finalize seu momento de adoração com o sinal da cruz, pedindo a Deus que você leve o testemunho do amor de Cristo a todas as pessoas.

Lembre-se: Quando o Santíssimo está exposto no ostensório, é adequado fazer uma genuflexão com os dois joelhos ao chegar e ao sair, em sinal de reverência e respeito.

Para enriquecer ainda mais este encontro, deixamos algumas orações escritas por dois santos que tiveram muita devoção ao Santíssimo Sacramento:

Vatican Media

Adoro-Vos, ó Divino Jesus

Adoro-Vos, ó Divino Jesus, vivo e presente na Eucaristia, tesouro inesgotável dos dons celestes; fonte universal de onde o bem, a luz, as virtudes, a felicidade, a bênção, a perfeição e tudo que há de mais puro, belo e santo emanam e difundem-se na Igreja e nas almas. Pela virtude dessa admirável plenitude, dignai-Vos, vos peço, atendei as minhas humildes súplicas, afastai de minh’alma e de meu corpo os perigos a que estão expostos, e concedei-me a graça de que tenho premente necessidade. Com inabalável confiança vos peço e, em retribuição de vossos benefícios, ofereço-me sem reserva para vos amar, servir e glorificar no adorável Sacramento da Eucaristia. Amém (São Pedro Julião Eymard)

Cristo Vivo

Meu Salvador: ponho-me agora na Tua presença, mas sei que já estou diante de Ti todo o tempo. Adoro-te aqui presente como Deus e como homem, em alma e corpo, em verdadeira carne e sangue. Creio firmemente que me ajoelho diante da mesma Sagrada Humanidade que foi concebida no ventre de Maria e repousou no seu seio, que cresceu até os doze anos, realizou milagres e pronunciou palavras de sabedoria e paz, que ao devido tempo carregou a cruz, jazeu no sepulcro, ressuscitou da morte e agora reina no céu. Eu Te louvo e bendigo, e me entrego completamente a Ti, que és o verdadeiro Pão de minha alma e minha alegria eterna. Amém (Cardeal John Henry Newman)

Artigo anteriorSanto do dia 7 de novembro: São Vilibrordo
Próximo artigoIgrejas e monumentos na América Latina serão iluminados em vermelho em apoio aos cristãos perseguidos