Morre Frei Paulo Sérgio Moreira Braz, da Província de MG

O frade capuchinho estava internado desde a noite de sábado, 28, em Belo Horizonte

Após sofrer um acidente vascular cerebral na noite do último sábado, 28, faleceu nesta segunda-feira Frei Paulo Sérgio Moreira Braz, da Província de Minas Gerais. O religioso encontrava-se internado, desde então, em estado gravíssimo no Hospital de Urgências da Unimed, na capital mineira. Seu corpo está sendo velado na Igreja da Pompéia, e seu sepultamento será nesta terça-feira, em Belo Horizonte.

Frei Paulo Sergio

Vigário da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Patos de Minas, Frei Paulo deu entrada no hospital depois de sentir-se mal no Convento da Pompeia.

Após os exames clínicos, foi constatado que tratava-se de um acidente vascular cerebral (AVC) com efeitos irreversíveis. Frei Paulinho, como era conhecido, foi transferido no domingo para a UTI do hospital Vila da Serra, em Nova Lima, e faleceu na manhã desta segunda-feira. Seu corpo está sendo velado em Belo Horizonte.

Rezemos ao irmão, rogando ao Senhor da Misericórdia que o acolha em seus braços. E a Mãe da Piedade console nossos irmãos dessa amada província.

______________

Frei Paulo Sérgio Moreira Braz

* Belo Horizonte, 17 de janeiro de 1950 ● + Belo Horizonte, 30 de maio de 2016

Mineiro de Belo Horizonte, filho de João Juliano Braz e Dulce Moreira da Silva Braz, nasceu a 17 de janeiro de 1950. Fez noviciado em Belo Horizonte no ano de 1976, a partir de 14 de fevereiro. Aos 17 de fevereiro do ano seguinte, emitiu a profissão religiosa, em ouro Fino. A profissão perpétua foi feita no dia 14 de fevereiro de 1982. Estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis, com os Frades Menores, tendo sido ordenado em 5 de março de 1982, em Belo Horizonte, pelo então Arcebispo Metropolitano Dom João Resende Costa.

No último ano de Petrópolis, nos fins de semana, enquanto terminava os estudos, assumiu a paróquia de São João Batista, no bairro Belford Rocho, diocese de Nova Iguaçu, substituindo Frei Emilio Santi Piro.

De 1983 a 1992, morou na Fraternidade de inserção, em General Carneiro, município de Sabará, onde foi vigário e administrador paroquial a partir de 1990. No dia 08 de abril de 1988, foi nomeado 4° Definidor, preenchendo o mandato corrente da renúncia de Frei Narciso José Nascentes. No Capítulo Provincial de 1989, foi eleito 2° Definidor e, em 1992, foi eleito Ministro Provincial. Reeleito no Capítulo seguinte, 1996, para o triênio que findou em 1998. Nesse mesmo ano, foi eleito presidente da CCB (Conferência dos Capuchinhos do Brasil) e da ALAC (Assembleia Latino-Americana dos Capuchinhos). Em 1997, foi eleito delegado brasileiro para o 6° Conselho Plenário da Ordem. Em 1999, voltou à Fraternidade de inserção, então sediada no bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, assumindo também trabalhos junto à CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil).

Entre 2002 e 2005, trabalhou na paróquia Santa Efigênia como vigário paroquial e, depois, administrador paroquial. Exerceu também o ofício de confessor do Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia.

Em abril de 2005, foi feito vigário da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Belo Horizonte, e Assistente Regional da OFS (Ordem Franciscana Secular). Trabalhou na Coordenação Regional da então FFB (Família Franciscana do Brasil).

No Capítulo Provincial de 2010, Frei Paulo foi eleito 3° Definidor. Naquele triênio, foi vigário forâneo da Forania Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Em 2013, foi eleito Vigário Provincial e transferido para Patos de Minas. Durante todo esse tempo, não deixou de assessorar grupos de religiosos, religiosas e agentes pastorais em retiros e cursos nas áreas de teologia e espiritualidade.

Na noite de 28 de maio de 2016, após a profissão perpétua de três irmãos, sofreu um acidente vascular cerebral, com danos irreversíveis, uma vez que o coágulo era grande demais para uma intervenção cirúrgica. Hospitalizado imediatamente, em estado gravíssimo, faleceu na manhã do dia 30 de maio. Seu corpo será velado na Igreja da Pompéia e sepultado no jazigo dos frades, no Cemitério da Saudade.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB / Por Frei João Ferreira Júnior (Cúria MG)

Artigo anteriorAbertas as inscrições para a romaria ao Santuário de Aparecida
Próximo artigoCampanha “Jogue a favor da Vida” é lançada no Santuário Cristo Redentor