Com sua saída, assume a coordenação da Província de São Paulo Frei Sermo Dorizotto, ‘vice provincial’
Por Capuchinhos do Brasil
O Ministro Provincial dos capuchinhos de São Paulo, Frei Carlos Silva, foi eleito hoje em Roma, no 85º Capítulo Geral da Ordem, Conselheiro Geral para o Brasil. O papel do Conselheiro Geral é o de auxiliar o Ministro Geral no governo da Ordem. Ele visita as várias realidades dos capuchinhos no Brasil, animando as atividades dos frades. Pode-se dizer que é a “ponte” entre a sua região, no caso o Brasil, e o Ministro Geral. O Conselheiro Geral também é o responsável por presidir os “Capítulos”, momento de eleição das “Províncias”, regiões onde os frades estão organizados.
Sobre Frei Carlos Silva
Frei Carlos Silva é natural da cidade de Andradina, interior de São Paulo, mas viveu durante a sua infância na cidade de Birigui. Professou perpetuamente na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1991 e foi ordenado em 1992. No ano de 2004, Frei Carlos foi enviado em missão para o México, onde permaneceu por quase 10 anos. Em 2013, foi eleito Ministro Provincial, sendo reeleito no Capítulo Provincial de 2016.
Ele é conhecido por sua espontaneidade e fraternidade, mas sério no tratar de assuntos importantes. Tem 55 anos e agora se mudará para Roma, na Cúria Geral, onde desempenhará o serviço de conselheiro até 2024.
Como fica a Província de São Paulo
A Província é constituída de um Ministro Provincial (Frei Carlos Silva) e quatro conselheiros, sendo um deles nomeado o “vigário provincial” ou “vice provincial”, no caso, Frei Sermo Dorizotto. Assim, com a saída do Ministro Provincial quem assume a coordenação da Província é o seu vice, Frei Sermo. Porém apenas no próximo Capítulo Provincial (outubro do ano que vem) será eleito um novo Ministro Provincial.
Agradecemos o trabalho do Frei Carlos. Que seu carisma e seu competente modo de agir produza frutos nesta sua nova missão, no governo geral da Ordem. O Senhor sempre lhe de a paz!