A versão carioca do Círio de Nazaré teve início em 2009, por iniciativa de Dom Orani João Tempesta quando iniciou seu ministério episcopal à frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Por Carlos Moioli
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegará ao Rio nesta quinta-feira, às 7h10, no Galeão, para cumprir extensa programação até domingo. “Maria, Mãe e Mestra” é o tema do 14º Círio de Nazaré na cidade do Rio de Janeiro, que acontecerá de 11 a 14 de agosto, sob a organização da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Na sexta-feira, 12, às 8h, será celebrada uma missa com a presença da imagem, às 8h, no Santuário Basílica de São Sebastião, presidida pelo Cardeal Orani Tempesta.
Vinda de Belém do Pará, a imagem visitará comunidades paroquiais e instituições relacionadas com a devoção nazarena, e neste ano, estará também presente em eventos arquidiocesanos realizados durante a visita.
Também visitará duas paróquias que há décadas promovem festividades especiais em honra à padroeira dos paraenses, a Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, e a Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana.
O Círio de Nazaré – versão carioca – teve início em 2009, por iniciativa de Dom Orani João Tempesta, que no mesmo ano, transferido da Arquidiocese de Belém, iniciou seu ministério episcopal à frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Hoje, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorre várias dioceses e cidades do Brasil, e já foi em Portugal berço da devoção. As visitas sempre acontecem no âmbito religioso e cultural, ampliando e fortalecendo a devoção em um dos títulos mais queridos do povo de Deus.
O que é o Círio de Nazaré?
O Círio de Nazaré, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, consiste numa grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré. É realizado há mais de 200 anos em Belém, no Estado do Pará.
A história começa em 1700 com o achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo caboclo Plácido José de Souza, às margens de um riacho localizado próximo de onde hoje se ergue a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré.
A devoção a Virgem foi crescendo e, em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à padroeira dos paraenses, Rainha da Amazônia. Desde então, o Círio acontece anualmente, sempre no segundo domingo do mês de outubro, reunindo mais de dois milhões de promesseiros. Atrelado ao Círio, acontecem, antes ou depois, outras 12 procissões.
Imagem peregrina
A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por Plácido é de madeira, com 28 centímetros de altura, carrega o Menino Jesus no colo e fica permanentemente na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, no Glória, um lugar confeccionado em mármore carrara em forma de anel.
A imagem peregrina – que percorre as procissões do Círio –, substitui a imagem autêntica que está guardada na Basílica de Belém. Ela foi esculpida na cidade de Ortisei, norte da Itália, no fim dos anos 1960, pelo escultor Vincenzo Giacomo Mussner.
O artista esculpiu a imagem peregrina, deixando o rosto da santa com características amazônicas e do menino Jesus com traços indígenas, conforme recomendação do pároco de Nazaré e também italiano padre Alfredo Brambilla.
Programação
Quinta-feira, 11 de agosto
7h10 – Chegada da imagem no Galeão
7h30 – Recepção e oração na Base Aérea do Galeão
8h30 – Visita à Capela Nossa Senhora de Nazaré, na Cacuia
11h – Visita à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Centro
13h20 – Saída para Paquetá – Estação das Barcas, na Praça XV
14h20 – Carreata em Paquetá
15h45 – Missa na Capela São Roque, em Paquetá
Sexta-feira, 12 de agosto
8h – Missa na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca
10h – Visita ao Educandário Nossa Senhora de Nazaré, no Rio Comprido
11h30 – Catedral de São Sebastião, no Centro
14h15 – Congresso Cor in Rio, na Casa São Francisco de Sales, em Riachuelo.
16h – Visita à Capela Nossa Senhora de Nazaré, no Camorim
19h – Círio e missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Acari
Sábado, 13 de agosto
9h – Missa no Fórum Diaconal, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Rio Comprido
11h30 – Missa na Paróquia da Ressurreição, em Copacabana (com os coroinhas)
14h30 – Visita ao Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão
15h45 – Congresso Cor in Rio, na Casa São Francisco de Sales, no Riachuelo
16h30 – Visita à Paróquia Jesus de Nazaré, na Maré
19h – Missa e Vigília na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta
Domingo, 14 de agosto
9h – Missa na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana
11h – Missa na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo
*Publicado no jornal Testemunho de Fé, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.