Imagem peregrina da Virgem de Nazaré chega ao Rio nesta quinta para cumprir extensa programação até domingo

A versão carioca do Círio de Nazaré teve início em 2009, por iniciativa de Dom Orani João Tempesta quando iniciou seu ministério episcopal à frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Por Carlos Moioli

A Missa no Santuário Basílica de São Sebastião, com a presença da imagem peregrina, será sexta-feira, 12, às 8h.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegará ao Rio nesta quinta-feira, às 7h10, no Galeão, para cumprir extensa programação até domingo. “Maria, Mãe e Mestra” é o tema do 14º Círio de Nazaré na cidade do Rio de Janeiro, que acontecerá de 11 a 14 de agosto, sob a organização da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Na sexta-feira, 12, às 8h, será celebrada uma missa com a presença da imagem, às 8h, no Santuário Basílica de São Sebastião, presidida pelo Cardeal Orani Tempesta.

Vinda de Belém do Pará, a imagem visitará comunidades paroquiais e instituições relacionadas com a devoção nazarena, e neste ano, estará também presente em eventos arquidiocesanos realizados durante a visita.

Também visitará duas paróquias que há décadas promovem festividades especiais em honra à padroeira dos paraenses, a Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, e a Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana.

O Círio de Nazaré – versão carioca – teve início em 2009, por iniciativa de Dom Orani João Tempesta, que no mesmo ano, transferido da Arquidiocese de Belém, iniciou seu ministério episcopal à frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Hoje, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorre várias dioceses e cidades do Brasil, e já foi em Portugal berço da devoção. As visitas sempre acontecem no âmbito religioso e cultural, ampliando e fortalecendo a devoção em um dos títulos mais queridos do povo de Deus.

O que é o Círio de Nazaré?

O Círio de Nazaré, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, consiste numa grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré. É realizado há mais de 200 anos em Belém, no Estado do Pará.

A história começa em 1700 com o achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo caboclo Plácido José de Souza, às margens de um riacho localizado próximo de onde hoje se ergue a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré.

A devoção a Virgem foi crescendo e, em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à padroeira dos paraenses, Rainha da Amazônia. Desde então, o Círio acontece anualmente, sempre no segundo domingo do mês de outubro, reunindo mais de dois milhões de promesseiros. Atrelado ao Círio, acontecem, antes ou depois, outras 12 procissões.

Imagem peregrina 

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por Plácido é de madeira, com 28 centímetros de altura, carrega o Menino Jesus no colo e fica permanentemente na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, no Glória, um lugar confeccionado em mármore carrara em forma de anel.

A imagem peregrina – que percorre as procissões do Círio –, substitui a imagem autêntica que está guardada na Basílica de Belém. Ela foi esculpida na cidade de Ortisei, norte da Itália, no fim dos anos 1960, pelo escultor Vincenzo Giacomo Mussner.

O artista esculpiu a imagem peregrina, deixando o rosto da santa com características amazônicas e do menino Jesus com traços indígenas, conforme recomendação do pároco de Nazaré e também italiano padre Alfredo Brambilla.

Programação

Quinta-feira, 11 de agosto

7h10 – Chegada da imagem no Galeão

7h30 – Recepção e oração na Base Aérea do Galeão

8h30 – Visita à Capela Nossa Senhora de Nazaré, na Cacuia

11h – Visita à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Centro

13h20 – Saída para Paquetá – Estação das Barcas, na Praça XV

14h20 – Carreata em Paquetá

15h45 – Missa na Capela São Roque, em Paquetá

Sexta-feira, 12 de agosto

8h – Missa na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca

10h – Visita ao Educandário Nossa Senhora de Nazaré, no Rio Comprido

11h30 – Catedral de São Sebastião, no Centro

14h15 – Congresso Cor in Rio, na Casa São Francisco de Sales, em Riachuelo.

16h – Visita à Capela Nossa Senhora de Nazaré, no Camorim

19h – Círio e missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Acari

Sábado, 13 de agosto

9h – Missa no Fórum Diaconal, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Rio Comprido

11h30 – Missa na Paróquia da Ressurreição, em Copacabana (com os coroinhas)

14h30 – Visita ao Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão

15h45 – Congresso Cor in Rio, na Casa São Francisco de Sales, no Riachuelo

16h30 – Visita à Paróquia Jesus de Nazaré, na Maré

19h – Missa e Vigília na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta

Domingo, 14 de agosto

9h – Missa na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana

11h – Missa na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo

*Publicado no jornal Testemunho de Fé, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Artigo anteriorSantuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai ganhar um museu
Próximo artigo3 ótimos conselhos do Papa, diante da festa da Assunção de Nossa Senhora