Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai ganhar um museu

Novo espaço cultural vai contar os mais de 90 anos de história do monumento, que está entre as sete maravilhas do mundo

Shutterstock-ricardo cohen – rcview

Por Aleteia

Os fatos mais importantes dos mais de 90 anos de história do Cristo Redentor do Rio de Janeiro estarão reunidos em um museu.

O novo espaço cultural será construído no quarto andar do Centro de Visitantes Paineiras. “O Museu Cristo Redentor é um legado da festa dos 90 anos do monumento e é a primeira ação da caminhada rumo ao centenário”, explicou o Pe. Omar, reitor do santuário, durante o lançamento da pedra fundamental do espaço.

O Museu Cristo Redentor

O museu reunirá todo o patrimônio histórico, cultural e religioso deste que é um dos mais conhecidos cartões-postais do Brasil. Fotos, vídeos, textos e outras mídias contarão a trajetória do monumento.

Além disso, o espaço exibirá todo o patrimônio histórico digital do Cristo, construído desde 2021 a partir do Acervo Digital Colaborativo. Esse acervo conta com documentos e imagens compartilhados por centenas de pessoas por meio da internet. A organização de toda a coletânea ficará a cargo do Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor.

A previsão é que o novo museu esteja pronto em 2024.

O Cristo Redentor

A inauguração do monumento do Cristo Redentor aconteceu no dia 12 de outubro de 1931. A estátua fica no alto do morro do Corcovado e possui 38 metros de altura (incluindo os oito metros de pedestal) e 1.145 toneladas.

O monumento foi todo feito no Brasil, com exceção da cabeça e das mãos, cujos moldes vieram de Paris desmontados.

O responsável pelo projeto foi Heitor da Silva Costa, que se inspirou em antenas de telecomunicações em forma de cruz para definir as medidas da estátua. O monumento, inclusive, pode resistir a ventos de 250 km/h, quatro vezes superior à média registrada no morro do Corcovado.

O Cristo Redentor foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno.

:: Leia também: “A surpreendente conversão de um engenheiro durante as obras do Cristo Redentor”

Artigo anteriorO Papa critica as “monstruosas deformações” da liturgia
Próximo artigoImagem peregrina da Virgem de Nazaré chega ao Rio nesta quinta para cumprir extensa programação até domingo