Procissão e Missa Solene no domingo são o ponto alto das homenagens à Nossa Senhora de Nazaré
Nesta quinta-feira, centenas de crianças do Colégio Maria Rythe seguiram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré entoando cânticos, como “Mãezinha do céu” e “Ave Maria”. Ali era o começo dos festejos do Círio de Nazaré que acontece todos os anos na Tijuca, cujo tríduo começou hoje no Santuário Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), na missa das 18h, com celebração de Frei Arineu Mozer. O tema deste ano é “Maria, Estrela da Evangelização”.
De acordo com a programação, no segundo dia do tríduo (sexta, 6/10), será apresentado o manto, aguardado ansiosamente pelos católicos ansiosos para ver a peça que vai cobrir a imagem durante as procissões das festividades do Círio, que são duas: a luminosa, no sábado às 18h, e a de domingo, às 10h. Antes, as peças demoravam muito mais tempo para serem trocadas. O manto funcionava como roupa e só era confeccionado outro quando o anterior já estivesse desgastado.
Domingo, será realizada a procissão com saída às 10h da Basílica e Missa Solene, presidida pelo Cardeal Orani Tempesta, quando do retorno da imagem, às 11h30. Veja a programação:
Sexta-feira, 06/10
18h – Missa no Santuário Basílica de São Sebastião e apresentação do Manto 2017
Sábado, 07/10
09h – Missa no Santuário Basílica de São Sebastião
10h – Deslocamento da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Santuário Basílica de São Sebastião em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa
18h – Saída da imagem em procissão luminosa do Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa em direção ao Santuário Basílica de São Sebastião
Domingo, 08/10
07h – Missa
8h30 – Missa
10h – Procissão do Círio de Nazaré pelas ruas da Tijuca, saindo da Basílica
11h30 – Missa Solene do Círio de Nazaré, presidida pelo Cardeal Orani Tempesta
18h – Missa com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré
19h30 – Missa com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré
* Com colaboração de Manoel Antonio Tavares