PROCISSÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ SAI ÀS 10h DA BASÍLICA NESTE DOMINGO; DOM ORANI PRESIDE MISSA SOLENE

De 5 a 8 de outubro procissões e missas homenagearão a Virgem de Nazaré

matéria sitePor Emilton Rocha / Pascom

Com o tema “Maria, Estrela da Evangelização”, o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas em homenagem a Nossa Senhora estará sendo realizado na Tijuca de 5 a 8 de outubro. A tradicional procissão acontece em Belém do Pará, mas devido ao grande número de paraenses radicados no Rio de Janeiro, o evento é também realizado na cidade há muitos anos.

Para Frei Arles Dias de Jesus, reitor da Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), o Círio representa uma grande manifestação popular, principalmente para o povo paraense que sai de sua terra e migra para o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa que acolhe todos. “Nós, da Igreja dos Capuchinhos temos a missão de acolher todos, principalmente na primeira sexta-feira do ano, assim como no dia de São Sebastião e também nessa devoção popular muito grande que é o Círio de Nazaré, a maior manifestação Católica do Brasil, que atrai dois milhões de pessoas em Belém do Pará e que no Rio de Janeiro reúne mais de dez mil devotos nessa festividade” – explica.

No Rio de Janeiro, devido a migração de paraenses, acabaram criando as procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de fé. O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.

Para homenagear a Virgem de Nazaré, a Basílica elaborou uma primorosa programação que antecede a procissão do Círio, que inclui o tríduo, de 5 a 7 de outubro, uma procissão luminosa no sábado, a partir das 18h, e uma no domingo, às 10h, além de missas com a presença da imagem. A missa de domingo, 8, após a procissão do Círio pelas ruas da Tijuca, será presidida pelo Cardeal Orani Tempesta.

Programação

Quinta-feira, 05/10

17h40min – Deslocamento da Imagem do Colégio Maria Raythe em direção ao Santuário Basílica de São Sebastião

18h – Missa de Abertura do Tríduo de Nossa Senhora de Nazaré

Sexta-feira, 06/10

18h – Missa no Santuário Basílica de São Sebastião e apresentação do Manto 2017

Sábado, 07/10

09h – Missa no Santuário Basílica de São Sebastião

10h – Deslocamento da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Santuário Basílica de São Sebastião em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa

18h – Saída da imagem em procissão luminosa do Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa em direção ao Santuário Basílica de São Sebastião

Domingo, 08/10

07h – Missa

8h30 – Missa

10h – Procissão do Círio de Nazaré pelas ruas da Tijuca, saindo da Basílica

11h30min – Missa Solene do Círio de Nazaré, presidida pelo Cardeal Orani Tempesta

18h – Missa com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré

19h30 – Missa com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Artigo anteriorNo dia de São Miguel Arcanjo, Missa Solene abre a Semana Franciscana
Próximo artigoFesta do Círio de Nazaré na Tijuca começa com tríduo na Basílica de São Sebastião