Emoção marcou a Ordenação Diaconal de Frei Clero e Frei Thiago em Petrópolis

Cerimônia presidida por Dom José Ubiratan Lopes lotou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Ao final da solenidade, Dom Ubiratan ergue os braços dos novos diáconos transitórios, freis Thiago (esq.) e Clero. / Fotos: Juliana Correia da Costa

Por Frei Anderson Teodoro Aguiar das Silva

No último sábado, 30 de setembro, às 16h, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Quitandinha, em Petrópolis, viveu um momento de grande significado e emoção com a ordenação diaconal dos freis Clero Gomes Abranches e Thiago Lopes da Silva, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que abrange os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Leste de Minas Gerais.

A partir de então ambos se tornaram Diáconos Transitórios. O termo “transitório” sugere que esta fase é uma etapa temporária na jornada para o sacerdócio. Após servir como diácono transitório por um período determinado, eles podem sacerdotes, se desejarem, e após avaliação e aprovação pela autoridade eclesiástica.

A cerimônia foi presidida por Dom José Ubiratan Lopes, bispo emérito de Itaguaí, que atualmente reside no Convento do Rio de Janeiro, na Tijuca.

Os dois frades deitam no chão, cujo momento é chamado de prostração. Simbolicamente este é o sinal da entrega total da própria vida a Deus.

A ordenação dos freis Clero e Thiago atraiu uma multidão de fiéis não apenas da paróquia anfitriã, mas também de paróquias vizinhas. Diáconos, religiosos e padres diocesanos se uniram para celebrar esse momento tão especial. A atmosfera estava repleta de emoção, tanto por parte dos ordenandos, quanto dos presentes que compartilharam da alegria desse passo importante na jornada espiritual dos dois jovens religiosos.

Destaques para a presença dos pais de ambos os freis, juntamente com suas famílias as quais puderam testemunhar e abençoar a decisão de seus entes queridos em servir a Deus e à comunidade. Foi um momento de confraternização e união, onde a fé e o amor pela Igreja se manifestaram de maneira tocante. Frei Arles de Jesus, ministro provincial da Provincia da Provincia Nossa Senhora dos Anjos, participou da solenidade.

A foto oficial após a celebração para a posteridade.

Qual a função do diácono na igreja?

O diácono é um membro do clero católico que possui a função de servir à comunidade de diversas maneiras. Embora não possam celebrar a Eucaristia ou ouvir confissões como os padres, os diáconos têm um papel vital na vida da igreja. Os diáconos desempenham um papel crucial ao servir a comunidade, promover a palavra de Deus e auxiliar nas celebrações religiosas, sendo verdadeiros exemplos de caridade e serviço na igreja. Suas principais funções incluem:

1. Proclamação da Palavra: Os diáconos podem ler o Evangelho durante a missa e pregar sermões.
  2. Administração dos Sacramentos: Eles podem administrar o batismo e o matrimônio, sendo responsáveis por muitos aspectos da liturgia desses sacramentos.
  3. Assistência aos Necessitados: Diáconos estão especialmente envolvidos em servir os pobres e os necessitados, buscando atender às necessidades materiais e espirituais da comunidade.
  4. Assistência ao Sacerdote: Durante a missa, os diáconos auxiliam o padre, por exemplo, preparando o altar e distribuindo a Comunhão.
Artigo anteriorCírio de Nazaré: nesta sexta: a troca do manto; sábado: procissão luminosa e domingo: a procissão da corda. Veja a programação
Próximo artigoSanto do dia 4 de outubro: São Francisco de Assis