Círio de Nazaré: nesta sexta: a troca do manto; sábado: procissão luminosa e domingo: a procissão da corda. Veja a programação

As homenagens à Rainha da Amazônia começaram quinta-feira, 5, com o Tríduo. Neste sábado, a procissão luminosa encerra o tríduo e no domingo a grande procissão da corda sairá pelas ruas da Tijuca

Emilton Rocha / Pascom

Círio de Nazaré: a maior festa religiosa do Brasil acontece em Belém (PA) e também no Rio de Janeiro.

Com o tema “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”, a tradicional festa do CÍRIO DE NAZARÉ –considerada a maior manifestação religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo – estará sendo realizada em Belém do Pará e simultaneamente na Tijuca (RJ), onde, há muitos anos, também acontece no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos. Nesta quinta-feira, 5, tem início o Tríduo em honra a Nossa Senhora de Nazaré, às 18h. (Veja a programação no final da matéria)

“A popularização do Círio de Nazaré pelo Brasil transcendeu ao mero movimento de cunho religioso católico, se expandindo às demais religiões e diversificadas dimensões sociais da vida, constituindo-se numa verdadeira expressão cultural do País. Quando essa adesão popular acontece, torna-se um movimento revolucionário pacífico de massa”, destaca a pesquisadora Josevett Miranda.

Fé por todo o Brasil

O Círio de Nazaré tornou-se uma procissão nacional. Um levantamento do G1 identificou outras cidades que reúnem devotos em demonstrações de fé à Nossa Senhora de Nazaré, cada uma delas apresentam peculiaridades entre si. Confira: São Paulo(SP), Santos (SP), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Ouro Branco (RN), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Palmas (TO), e até no exterior.

A grande festa foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Tradição secular no Pará, o Círio de Nazaré ganhou versões em estados do Brasil e até em cidades estrangeiras. Daí a tradicional procissão da corda que acontece em Belém também é realizada nesses lugares, como no Rio onde, devido ao grande número de paraenses radicados na cidade, a festa foi trazida pelo Cardeal Orani Tempesta, que por quatro anos exerceu o cargo de Arcebispo de Belém do Pará, com a intenção de os tornarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de fé.

Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para visita ao Santuário Basílica de São Sebastião, em julho de 2023.  (Foto: Gustavo de Oliveira / ArquiRio)

Para Frei Arles Dias de Jesus, ex-reitor do Santuário e atualmente Provincial da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Rio de Janeiro, Espírito Santos e Leste de Minas Gerais, o Círio representa uma grande manifestação popular, principalmente para o povo paraense que sai de sua terra e migra para o Rio de Janeiro, “esta cidade maravilhosa que acolhe todos”.

– Nós, do Santuário Basílica de São Sebastião, temos a missão de acolher todos, principalmente na primeira sexta-feira do ano, quando acontece a ‘Bênção dos Capuchinhos’, assim como no dia do Padroeiro da Cidade, São Sebastião (20 de janeiro) e também nessa devoção popular muito grande que é o Círio de Nazaré, a maior manifestação Católica do Brasil, que atrai milhões de pessoas em Belém do Pará e que no Rio de Janeiro reúne mais de dez mil devotos nessa festividade – disse.

O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.

Para homenagear a Virgem de Nazaré, a programação deste ano no Santuário Basílica de São Sebastião começará no dia 5 de outubro (quinta-feira) com o Tríduo de Nossa Senhora de Nazaré. No sábado, a procissão luminosa que encerra o tríduo sairá do Santuário da Medalha Milagrosa (R. Dr. Satamini, 333), às 17h, rumando para o Santuário Basílica de São Sebastião. Nesse dia não haverá missa no Santuário Basílica.

A grande procissão de domingo sairá às 10h, percorrendo ruas no entorno do Santuário. Quando do retorno da imagem, será celebrada Missa solene, às 11h30, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta.

Nesse dia haverá barracas no pátio oferecendo comidas e bebidas típicas de Belém do Pará, além da cantina com deliciosos salgados, também no pátio, e a loja de itens religiosos. Abaixo, a programação completa.

Círio de Nazaré 2023

5 out (quinta-feira) / 18h – Missa e Início do Tríduo.
6 out (sexta-feira) / 18h – Missa, Tríduo (2° dia) e apresentação do Manto.
7 out (sábado)
9h às 15h – Mil Ave Marias no Santuário da Medalha Milagrosa.
17h – Missa no Santuário Basílica de São Sebastião).
18h – Procissão Luminosa e encerramento do Tríduo. A procissão sairá do Santuário da Medalha Milagrosa em direção ao Santuário Basílica de São Sebastião.
8 out (domingo) – Missas às 7h, 8h30, 11h30 (Solene), 17h e 18h30. A Missa das 11h30 será presidida pelo Cardeal Orani Tempesta quando do retorno da procissão. (com a presença a imagem de Nossa Senhora de Nazaré).
10h – Procissão da Corda
Artigo anteriorIgreja no Brasil inicia as celebrações da Semana Nacional da Vida
Próximo artigoEmoção marcou a Ordenação Diaconal de Frei Clero e Frei Thiago em Petrópolis