Dia do Congregado Mariano será marcado com exposição da relíquia de Santo Inácio de Loyola

Reprodução

Testemunho de Fé

A Federação das Congregações Marianas do Rio de Janeiro promoverá neste domingo, 21 de maio, o Dia do Congregado Mariano. Conforme a programação, a concentração será às 8h na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, situada na Rua Clarimundo de Melo, 222, em Piedade. Às 8h30, terá início a procissão rumo à Casa do Congregado Mariano, que fica na Rua Martins Jr., 244, em Água Santa.

A Santa Missa, presidida pelo bispo emérito de Iguatu (CE), Dom Edson de Castro Homem, será às 10h30, seguida de confraternização.

Neste ano, os congregados marianos terão a oportunidade de conhecer e venerar uma relíquia de primeiro grau de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

460 anos

O Dia Nacional do Congregado Mariano é comemorado no Brasil sempre no terceiro domingo do mês de maio, dedicado pela Igreja e pela devoção do povo a Virgem Maria.

São 460 anos de história. As Congregações Marianas tiveram início em 1563, quando o padre jesuíta Jean Leunis formou um grupo de alunos do Colégio Romano, em Roma, os quais partilhavam e se distinguiam por uma vida cristã e mariana fervorosa e pela prática de diversas formas de apostolado.

Como verdadeiras “escolas vivas de piedade e vida cristã operante”, as Congregações Marianas deram à Igreja pelo menos 63 santos canonizados e 45 beatos, fundadores de institutos religiosos, mártires, missionários e leigos de vida cristã exemplar. Também 25 Papas que foram Congregados Marianos ocuparam a Cátedra de São Pedro, entre eles, o Papa São João Paulo II.

Vocação e missão dos leigos

No Brasil, as Congregações Marianas estão presentes desde os tempos coloniais, constituídas pelos padres jesuítas em seus colégios. A partir da década de 1960, elas ganharam impulso renovador com a realização do Concílio Vaticano II, que valorizou a vocação e missão dos leigos e leigas na Igreja.

Em 1937, criou-se a Confederação Nacional com sede no Rio de Janeiro, que leva adiante a missão de evangelizar, anunciando Jesus Cristo com a bênção e proteção da Virgem Maria. Ela é o modelo de todo congregado mariano.

Os congregados marianos podem ser reconhecidos nas reuniões, procissões e celebrações pela fita azul que pende do pescoço (em referência a Virgem Maria), em cuja extremidade está uma medalha prateada com a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo de um lado e do outro a Santíssima Virgem Maria.

Da Redação

Artigo anteriorSanto Franciscano do dia 21 de maio: São Ivo da Bretanha
Próximo artigoQuem foi Guido Schäffer, médico, surfista e seminarista do RJ que está mais perto de virar santo