Padre Lombardi desmente notícia sobre saúde do Papa
Cidade do Vaticano (RV) – “A difusão de notícias totalmente infundadas sobre a saúde do Santo Padre por parte de um órgão de imprensa italiano é gravemente irresponsável e não é digna de atenção”.
Totalmente infundada, gravemente irresponsável e não digna de atenção: dessa maneira o Diretor da Sala de Imprensa vaticana, Padre Federico Lombardi (foto), definiu a notícia sobre uma suposta doença que teria atingido o Papa: a notícia foi divulgada por um jornal de italiano. Padre Lombardi, no início da coletiva de imprensa sobre o Sínodo nesta quarta-feira, reafirmou com força a sua desmentida, já divulgada ontem à noite, depois das verificações efetuadas com as fontes apropriadas, incluindo o Papa. Eis a declaração do Padre Lombardi:
“Nenhum médico japonês veio ao Vaticano para ver o Papa; não foram realizados exames de nenhum tipo indicados no artigo. Os serviços competentes confirmaram-me que não houve voos de helicópteros que chegaram ao Vaticano do exterior, nem mesmo no mês de janeiro… Pelo menos… se não eram fantasmas, não foram vistos! Posso confirmar que o Papa goza de boa saúde… Se vocês estiveram na Praça nesta manhã também vocês puderam ver. E se vocês vão atrás dele nas viagens vocês sabem. Ele tem alguns problemas nas pernas, mas a cabeça me parece absolutamente perfeita!
Reitero que a publicação ocorrida é um sério ato de responsabilidade, absolutamente injustificável e inqualificável. E também é injustificável continuar a alimentar semelhantes informações infundadas. Assim, espera-se que este assunto se encerre – então – imediatamente.
Pequena observação. O mesmo jornal que publicou a notícia sobre o Papa nesta manhã, publicou também uma entrevista com o Prof. Maira, sobre tumores cerebrais … O Prof. Maira me telefonou, por sua própria iniciativa, nesta manhã, dizendo que ele estava em Nova Iorque, e que não sabia de nada. Um repórter lhe fez uma entrevista genérica sobre tumores cerebrais, sem dizer absolutamente nada do contexto para o qual ele fazia e quando seria publicada. Ele respondeu às perguntas genéricas sobre tumores cerebrais, mas, em seguida, viu – para a sua enorme surpresa – que tinha sido colocada e apresentada nesta manhã. Este é um pequeno detalhe, só para entender o contexto em que tivemos esta notícia nesta manhã”. (SP)
►Ouça o áudio: http://media02.radiovaticana.va/audio/audio2/mp3/00499481.mp3
(Fonte: Rádio Vaticano)