Concluída a geminação dos Santuários de Frei Galvão e Cristo Redentor

Placa comemorativa da geminação dos Santuários Frei Galvão e Cristo Redentor / Foto: site Santuário Frei Galvão

Parceria entre os santuários foi concluída na Missa do 7º dia da novena de Frei Galvão na cidade de Guaratinguetá (SP)

Por Canção Nova / Santuário Frei Galvão

Na última terça-feira, 22, foi realizada a segunda etapa da geminação do Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, de Guaratinguetá (SP), com o Santuário do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro (RJ). O momento contou com a presença do reitor do Santuário Frei Galvão, Frei Diego Atalino de Melo, OFM, e foi precedido pela celebração da Santa Missa do 7º dia da novena de Frei Galvão, presidida pelo reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Cônego Omar Raposo.

primeira etapa da geminação foi realizada no dia 10 de julho, aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Esta segunda etapa, em Guaratinguetá, marca a conclusão da parceria entre os santuários nas áreas de fé, turismo, cultura, desenvolvimento sustentável e social. Para marcar esta etapa conclusiva da geminação dos santuários, foi entregue uma placa comemorativa ao Santuário Frei Galvão.

Esta conexão entre os santuários tem como objetivo partilhar experiências, assim como o Santuário Cristo Redentor já foi geminado com o Santuário de Cristo Rei, em Portugal, o Cristo Redentore di Maratea, na Itália, o Cristo del Otero, na Espanha, o Cristo Redentor de Itaperuna e o Cristo Luz, em Balneário Camboriú.

Santuário Frei Galvão

Localizado em Guaratinguetá (SP), o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão é um espaço de acolhimento e fraternidade. Desde 2021, está sob os cuidados dos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, promovendo vivências de fé e misericórdia à luz da espiritualidade franciscana.

Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor 

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo e símbolo nacional do país. O monumento ao Cristo Redentor tem 38 metros de altura e foi erguido com doações do povo brasileiro, entre os anos de 1926 e 1931, e foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, com a benção do Cardeal Leme e a presença do chefe de governo Getúlio Vargas.

No 75° aniversário da inauguração do monumento, em 2006, o platô do Monte Corcovado recebeu, por decreto de Dom Eusébio Scheidt, o título de Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado. O monumento foi projetado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, com a colaboração do pintor Carlos Oswald, do escultor francês Paul Landowski e dos cálculos estruturais do engenheiro francês Albert Caquot.

Artigo anteriorCinco formas pelas quais são João Paulo II mudou a Igreja para sempre
Próximo artigoSanto do dia 24 de outubro: Santo Antônio Maria Claret