CNBB pede que se reze para impedir liberação do aborto pela Justiça

Apresentada em 2017, tramita agora no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria da ministra Rosa Weber, atual presidente da corte

Foto: Shutterstock / Vetre

Por ACI Digital

“Pedimos encarecidamente que nas missas do segundo domingo do mês de agosto, que marca a abertura da Semana Nacional da Família, seja feita uma prece em favor da vida de milhares de pequeninos inocentes, rogando pela não aprovação da ADPF 442, pediu em carta enviada as dioceses, o bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari, presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB). “Para enfatizar ainda mais à relevância desse momento, solicitamos também que seja rezada, antes da benção final, a Oração do Nascituro”, diz a carta.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. Apresentada em 2017, tramita agora no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria da ministra Rosa Weber, atual presidente da corte. Weber anunciou sua intenção de pôr a matéria em julgamento antes de sua aposentadoria, em outubro próximo.

“Estamos em uma situação que requer muita atenção e oração”, diz a carta da CNBB. “Em fidelidade ao Evangelho, cabe-nos defender à vida humana, opondo-nos a toda discriminação e preconceito, em especial dos mais fortes sobre os mais fracos, dos maiores sobre os menores, dos grandes sobre os pequenos”.

“Não o fazer é associar-se à cultura de morte, que tudo relativiza e mercantiliza, inclusive à vida humana inocente”, diz a carta, assinada também pelo bispo de Barreiras (BA), dom Moacir Silva Arantes, e pelo bispo auxiliar de Curitiba (PR) dom Reginei José Modolo, membros Comissão para a Vida e a Família da CNBB. “Somos do Evangelho da vida e da vida em abundância, desde a concepção até à morte natural”.

Eles ainda solicitaram a “cada Diocese – se possível paróquia”, que “tenha a sua Comissão de Serviço à Vida, para que lá onde a vida humana, em qualquer fase do seu desenvolvimento, desde à concepção até a velhice, estiver ameaçada ou aviltada”, possa “articuladamente promovê-la, defendê-la e cuidá-la”.

No final do comunicado está anexada a Oração do Nascituro e uma sugestão de preces: “Está tramitando no STF Supremo Tribunal Federal a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) que tem como objetivo descriminalizar quem provoca ou consente com o aborto. Os deputados, representantes do povo, disseram não ao aborto, porém há uma força muito forte para que o STF paute este assunto para descriminalizar o aborto. Rezemos por aqueles que têm a missão de promover e defender a vida, para que não se deixem intimidar pelo poder da morte e por ideologias de exploração dos mais vulneráveis”.

Oração do Nascituro

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criaste por amor. Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.

Em Vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém!

Artigo anteriorApenas a Missa de domingo é válida? O A12 responde!
Próximo artigoSanto do dia 10 de agosto: São Lourenço, Diácono e mártir