Apenas a Missa de domingo é válida? O A12 responde!

Padre Camilo esclarece esta dúvida e também nos ajuda a refletir sobre o significado de celebrar a Eucaristia na vida do cristão

Foto: Thiago Leon

Por A12 Redação

“Depois, tomando um pão e dando graças a Deus, partiu-o e deu-o a eles, dizendo: ‘Isto é meu corpo, dado por vós: fazei isto em memória de mim’. Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança em meu sangue, derramado por vós’”(Lc 22, 19-20)

O próprio Senhor Jesus, na Ceia com os discípulos, revelou que entregaria seu Corpo e Sangue para a salvação da humanidade e nos deixou este pedido! Assim como os primeiros cristãos, a união das comunidades para viver e a partilhar o Evangelho fortalece a fé.

A Santa Missa reproduz o sacrifício de Cristo que celebramos na Páscoa. É a memória de Sua Paixão, Morte e Ressurreição, assim alimentando o nosso espírito, através da Palavra de Deus e de Jesus Eucarístico.

O Código de Direito Canônico destaca a importância de celebrarmos o Corpo de Cristo:

“Na Assembleia Eucarística, o povo de Deus é convocado e reunido, sob a presidência do Bispo ou, sob a sua autoridade, do presbítero, que faz as vezes de Cristo, e todos os fiéis presentes, quer clérigos quer leigos, com a sua participação para ela concorrem, cada qual a seu modo, segundo a diversidade de ordens e de funções litúrgicas” (Canon 899).

Portanto, nós católicos, necessitamos estar em sintonia e em obediência às regras da Igreja, a qual estabelece a importância da participação na Santa Missa, e visando cumprir igualmente um dos 10 mandamentos da Lei de Deus, qual seja, santificar os domingos e festas de guarda, onde somos chamados a guardar o dia do Senhor, onde testemunhamos que pertencemos a Cristo e à sua Igreja.

Foto: Luiz Oliveira – A12

Muita gente pergunta se somente a Missa do Domingo é válida, ou seja, se por algum motivo grave (saúde, trabalho em longos horários, algum imprevisto, falta de horários de missa na paróquia, problemas de transporte, etc.) e faltar a celebração neste dia, estaremos pecando ou não. Já adiantamos aqui o que está descrito no Catecismo da Igreja Católica.

“A Eucaristia dominical fundamenta e sanciona toda a prática cristã. É por isso que os fiéis estão obrigados a participar na Eucaristia nos dias de preceito, a menos que estejam dispensados, por motivo sério (por exemplo, uma doença, a obrigação de cuidar de crianças de peito) ou pelo seu pastor. Os que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem um pecado grave” (CIC 2181)

Então, se de forma deliberada, ou seja, quando tenho condições e escolho não ir para fazer algo mais interessante do que dar prioridade ao encontro com o Cristo, se configura como pecado.

Para refletirmos mais, o missionário redentorista Padre Camilo Júnior dá mais detalhes e esclarece esta dúvida sobre a Missa dominical.

Artigo anteriorSanta Dulce dos Pobres: muito além dos gestos de caridade
Próximo artigoCNBB pede que se reze para impedir liberação do aborto pela Justiça