CNBB aprova tema da Campanha da Fraternidade de 2024

“Fraternidade e amizade social“ serão abordados para celebrar os 60 anos da iniciativa da Igreja no Brasil

Thiago Leon

Por Redação A12

Em votação do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na última quinta-feira, a respeito dos 60 anos da Campanha da Fraternidade (CF), Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, apresentou a proposta de tema e lema para a CF 2024, para que recuperem a identidade e a riqueza da campanha como proposta de vivência quaresmal, como o Conselho discutiu no mês de outubro, e também foram consideradas as sugestões da consulta popular realizada em 2021.

A partir da discussão e reflexão dos bispos, seis sugestões colocadas em votação e seis sugestões foram colocadas em votação. Em 2024, o tema será “Fraternidade e amizade social“ e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), o mesmo abordado na campanha de 2018.

Nas próximas etapas de planejamento da Campanha, o episcopado brasileiro vai definir qual enfoque será dado no texto base e a formação de equipe de redatores do documento.

Padre Patriky Samuel Batista, assessor de Campanhas da CNBB, falou a respeito da direção que a Igreja no Brasil tomará a partir deste tema.

“É tempo de refletir sobre a fraternidade e a amizade social, converter o coração, promover a comunhão e não descuidar daquilo que é caro a todos nós: a dimensão social do Evangelho precisa ser redescoberta. Cuidar da vida partindo da experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo que tem ressonâncias na comunidade, na sociedade. E o lema nos inspira a trilhar esse caminho”.

60 anos de campanhas no Brasil

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre os pontos principais da Campanha estão:

Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.

Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária

O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs.

Em 1961, três padres da Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para ajudar aos mais necessitados. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte.

No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a Campanha. E em 1964, foi lançada a Campanha da Fraternidade a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”.

E completando seis décadas, a Campanha é um grande convite a nos convertermos para a prática da justiça social, da solidariedade, da partilha e do amor ao próximo.

Padre Jean Hansen, assessor de campanhas da CNBB fala sobre a CF de 2023

Artigo anteriorCiência revela que mostrar gratidão nos torna mais felizes
Próximo artigoFrancisco nomeia duas mulheres para a cúpula vaticana