Círio de Nazaré: Tríduo, missas e duas procissões pelas ruas da Tijuca nas homenagens à Rainha da Amazônia

As homenagens à Virgem de Nazaré começam no dia 6 de outubro, primeiro dia do tríduo, no sábado será realizada a procissão luminosa e no domingo a grande procissão na parte da manhã

Dom Orani Tempesta observa o cartaz da festa do Círio de Nazaré 2022 na Tijuca, apresentado pelo reitor do Santuário, frei Jorge de Oliveira. / Foto: Emilton Rocha

Emilton Rocha / Pascom

Com o tema “Maria, Mãe e Mestra” a festa do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas em homenagem a Nossa Senhora, estará sendo realizado na Tijuca de 6 a 9 de outubro, no Santuário Basílica de São Sebastião, à rua Haddock Lobo, 266, próximo à estação do Metrô Afonso Pena.

A tradicional procissão acontece em Belém do Pará, mas devido ao grande número de paraenses radicados no Rio de Janeiro, o evento é também realizado no mesmo dia no Rio de Janeiro há muitos anos, cuja festa na capital foi trazida pelo Cardeal Orani João Tempesta, que por quatro anos exerceu o cargo de Arcebispo de Belém do Pará.

Para Frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco da Basílica de São Sebastião (Capuchinhos), o Círio representa uma grande manifestação popular, principalmente para o povo paraense residente no Rio de Janeiro. “Nós, da Igreja dos Capuchinhos temos a missão de acolher todos, principalmente na primeira sexta-feira do ano [dia da Bênção dos Capuchinhos], assim como no dia de São Sebastião [20 de janeiro], como também nessa grande devoção popular que é o Círio de Nazaré, a maior manifestação Católica do Brasil, que atrai dois milhões de pessoas em Belém do Pará e que no Rio de Janeiro reúne mais de dez mil devotos nessa festividade” – disse à Pacom. No Rio, devido a migração de paraenses, procissões foram criadas para que os nortistas ficassem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de fé.

O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.

Entre 11 a 14 de agosto último, como faz todos os anos, a cidade do Rio de Janeiro acolheu a 14 ª edição do Círio de Nazaré na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Neste período, a Imagem peregrina da Rainha da Amazônia visitou paróquias, capelas, instituições, centros culturais e diversas comunidades. No dia 12 ela esteve no Santuário Basílica de São Sebastião, onde foi celebrada uma Missa Solene, presidida pelo Cardeal Orani Tempesta.

Para a festa deste ano, os frades capuchinhos já prepararam a programação que começa em 6 de outubro, com o Tríduo de Nossa Senhora de Nazaré. No sábado, 8, será realizada a tradicional procissão luminosa, saindo às 18h do Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, na Tijuca, em direção à Basílica de São Sebastião, onde será celebrado o último dia do tríduo. No domingo, 9, a grande procissão sairá às 10h, percorrendo ruas próximas à igreja. Quando do retorno da imagem, será celebrada Missa Solene, às 11h30, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta.

Quinta-feira, 06/10

Primeiro dia do Tríduo

18h – Santa Missa

Sexta-feira, 07/10