Cardeal Orani Tempesta celebrará Missa em Ação de Graças pelo 459° aniversário da Cidade do Rio de Janeiro no dia 1° de março

No templo, as relíquias históricas da Cidade: os restos mortais do fundador da cidade do Rio de Janeiro, Estácio de Sá; o marco zero da cidade fundada em 1565; e a pequena imagem histórica de São Sebastião, de 1563.

Pascom

No dia 1° de março, sexta-feira, os cariocas estarão comemorando o 459° aniversário da Cidade do Rio de Janeiro. Às 18h, o Arcebispo do Rio de janeiro, Cardeal Orani Tempesta, presidirá Missa em Ação de Graças no Santuário Basílica de São Sebastião.

A ordem capuchinha sempre teve ao longo de sua história o zelo pela Palavra de Deus, liturgia, austeridade e missionariedade, agregando em seu modo de viver os títulos de zelosos e de austeros penitentes. Ao receberem das mãos do imperador Dom Pedro II a guardiania das relíquias da cidade, não receberam somente objetos e os ossos do fundador, mas sim a missão de zelar pela história, gênese de cada cidadão desta cidade. Estas relíquias – os restos mortais do fundador da cidade, Estácio de Sá; o marco zero (português) da cidade fundada em 1565; e a pequena imagem histórica de São Sebastião – estão impregnadas de fé, coragem, sorrisos, lágrimas, esperança, amor, suor e sangue. Elementos estes que construíram a identidade deste povo.

Santuário Basílica homenageando a Cidade Maravilhosa / Foto: Arquivo

1º de março de 1565: fundação da Cidade do Rio de Janeiro

No dia 1º de março de 1565 Estácio de Sá lançou os fundamentos da cidade que fora incumbido de criar na baía de Guanabara – o Rio de Janeiro. A missão de fundar a cidade estava relacionada à luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região.

Em meados do século 16, os portugueses ainda não tinham conseguido se espalhar por todo o litoral brasileiro. Seus domínios restringiam-se principalmente ao Nordeste, onde ficava a sede do Governo-geral (na cidade de Salvador) e à vila de São Vicente, no litoral paulista. Aproveitando-se dessa situação, um grupo de franceses, sob o comando de Nicolas Durand de Villegaignon, se estabeleceu em duas ilhas da baía da Guanabara (atuais Villegaignon e ilha do Governador) e na região da atual praia do Flamengo, com a intenção de criar uma colônia, a França Antártica.

Os portugueses conseguiram expulsá-los, mas perceberam que, se não se estabelecessem no local, os franceses voltariam. Por isso, o Governador-geral do Brasil, Mem de Sá, colocou seu sobrinho Estácio de Sá em ação. A expedição de Estácio desembarcou na estreita faixa de terra situada entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Lá se construíram trincheiras para a defesa, as primeiras casas e as paredes da primeira igreja, consagrada ao santo padroeiro da cidade.

A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. E por que Rio de Janeiro? O nome tem origem em um engano dos portugueses: quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.

Dois anos depois, Mem de Sá iria transferir a sede da cidade para o Morro do Castelo, mas ali permaneceram muitos dos primeiros moradores, cuidando de suas roças espalhadas pela região que é hoje a área central. E não se pode deixar de mencionar que, durante os dois anos em que Estácio de Sá permaneceu ali, os combates contra os franceses e os índios seus aliados prosseguiram. Lutando contra eles, na região do atual Outeiro da Glória, Estácio de Sá foi atingido no rosto por uma flecha, e morreu em consequência do ferimento. A derrota imposta aos franceses, porém, foi definitiva.

O Rio de Janeiro era agora dos portugueses, que logo transformariam a cidade em sede de governo da Colônia. O Rio, aliás, manteve-se nessa condição também durante o Império e boa parte da República. Só na década de 1960, sob o governo do presidente Juscelino Kubitscheck, a capital do Brasil foi transferida para Brasília. Nem por isso a Cidade Maravilhosa deixou de ser um símbolo brasileiro, principalmente no plano internacional.

A então Igreja de São Sebastião, situada na Tijuca, Rio de Janeiro, inaugurada em 15 de agosto de 1931, sucedeu a antiga Igreja do Morro do Castelo, edificada em 1567, e reconstruída por Salvador de Sá em 1583. Para este local foram transportados o que chamamos de “Relíquias Históricas da Cidade”: os restos mortais do fundador da cidade do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, morto em 1567; o marco zero (português) da cidade fundada em 1565; e a pequena imagem histórica de São Sebastião, de 1563.

Artigo anteriorSanto do dia 24 de fevereiro: São Sérgio
Próximo artigoMilhares de Homens do Terço participam da Missa Solene na Casa da Mãe