Paróquia: o lugar por excelência da Pastoral da Comunicação

Veja dicas práticas para iniciar e estruturar uma equipe de Pascom paroquial e confira uma sondagem com agentes que já estão engajados nesta ação evangelizadora

Luciney Martins/O SÃO PAULO

A paróquia constitui-se como lugar por excelência de atuação da Pastoral da Comunicação (Pascom). É o que afirma o número 263 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, Documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em relação à organização da comunicação em âmbito paroquial/comunitário.

Na paróquia, a Pascom é estruturada da seguinte forma: o pároco é o referencial, que atua em sintonia e diálogo com um coordenador paroquial, juntamente com os agentes de pastoral.

COMO FUNCIONA A PASCOM?

Trata-se de um conjunto de ações de comunicação realizadas dentro de uma comunidade eclesial. Os quatro eixos (espiritualidade, formação, articulação e produção) são o fundamento, dinamizam e dão sentido ao agir comunicativo.

A Pastoral faz uso dos meios de comunicação para evangelizar, tanto pelos meios impressos quanto pelos digitais: mural, jornal, revista, rádio, televisão, redes sociais etc.

É a pastoral que favorece o diálogo, promove a comunhão, facilita a integração entre os membros de uma comunidade. Está a serviço das demais pastorais. Sua ação, portanto, é determinada a partir das demandas das demais. Tem como identidade dar visibilidade à ação evangelizadora da comunidade, ou seja, tudo de belo que é realizado pelas demais pastorais, movimentos, organismos e serviços da paróquia.

COMO ORGANIZAR OS TRABALHOS?

Em conjunto com seu pároco, faça o convite a duas, três pessoas, para iniciar a Pascom. Não se preocupe inicialmente com a coordenação. Coordenar uma equipe é uma tarefa de muita responsabilidade e pode ser algo revezado a cada seis meses ou um ano.

Quanto ao número de pessoas na equipe, não há um limite mínimo nem máximo. O mais importante é haver uma equipe comprometida, que se comunica e que se ajuda na execução das ações planejadas.

Além disso, é indispensável que os membros tenham vontade de sempre aprender e que façam bom uso das novas tecnologias para a evangelização. Importante lembrar, também, que cada pessoa é um meio de comunicação, que evangeliza ao próximo com o testemunho de vida, por suas palavras, gestos e atitudes.

A PASCOM PELA ÓTICA DE SEUS AGENTES

A partir de uma sondagem feita com 30 agentes da Pascom de paróquias das seis regiões episcopais da Arquidiocese, é possível entender um pouco mais sobre as ações que realizam nesta Pastoral.

Qual o trabalho que deve ser realizado pelo agente da Pascom na sua paróquia?

Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

Capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

Favorecer o diálogo entre Igreja e os meios de comunicação.

Quais as mídias sociais que você usa em sua paróquia?

A maioria respondeu que utiliza Facebook, YouTube (para transmissão de missas) e fotografia.

Quais as plataformas, meios de comunicação, que sua paróquia possui?

Todos responderam que utilizam praticamente todos os meios de comunicação que lhes foram apresentados no enunciado da pergunta, a saber: website, Facebook, grupo de Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube (vídeo/ transmissão), mural da paróquia, folhetos pastorais, podcast, telão, Twitter (atual X) e blog.

Qual dos meios de comunicação utilizado por sua paróquia tem mais visibilidade?

Houve quase unanimidade para página do Facebook, site paroquial e grupo do WhatsApp.

Sua Paróquia realiza transmissões on-line das Santas Missas?

A maioria faz a transmissão das missas.

Em quais dias e horários da semana são realizadas as transmissões on-line?

Quase todos responderam que as transmissões acontecem sempre aos domingos pela manhã.

Sua Paróquia realiza outras transmissões on-line, como Terço da Misericórdia, novena, lives do pároco, Catequese, formação, Palavra do Dia?

Houve algumas menções para transmissão on-line do Terço da Misericórdia.

Quantas pessoas fazem parte da Pascom da sua paróquia?

Todos responderam que a pastoral é formada por três pessoas.

Como é a interação da Pascom com as outras pastorais?

Entre as alternativas predominaram as opções ótima e boa.

Você já participou de encontros regionais e estaduais da Pascom?

A maioria disse não ter participado desses encontros.

Sua paróquia tem uma pessoa que cuide do Marketing Social? Todos responderam “não”.

Sua paróquia tem recebimento de Dízimo on-line, ofertas por link ou QRCode?

As respostas variaram para a alternativa “sim” a todas estas opções e outros indicaram somente Dízimo on-line.

Qual o melhor dia da semana para promover uma reunião da Pastoral?

Todos preferem aos sábados.

Prefere que a reunião seja on-line ou presencial?

Todos responderam presencial.

Qual é o papel do agente da Pascom? Você considera que seja o de somente fotografar e transmitir a missa on-line?

“Não”, é também a comunicação e integração com outras pastorais, e a divulgação delas por meio das mídias sociais.

Fonte: Jornal “O São Paulo”, da Arquidiocese de São Paulo

Artigo anteriorSanto do dia 23 de fevereiro: São Policarpo