Autobiografia do Papa Francisco: jornal italiano antecipa trechos

“Vida: minha história na História” será lançada no próximo dia 19 de março

Por A12 redação / Vatican News

Na última quinta-feira (14), o jornal italiano Corriere della Sera antecipou trechos do novo livro autobiográfico do Papa Francisco“Vida: A minha história na História”, que será lançado no próximo dia 19 de março, dia de São José, pela editora HarperCollins, nos EUA e Europa.

O livro foi escrito pelo vaticanista Fabio Marchese e tem mais de 300 páginas, que contam a vida de Jorge Mario Bergoglio desde sua infância até os anos de ditadura na Argentina, seu ministério na capital portenha, até os dias atuais. Confira agora os trechos principais já divulgados:

Colocar-se a serviço dos mais frágeis

“É o que todo homem de Deus, especialmente se estiver no vértice da Igreja, deve fazer.”

Possibilidade de renúncia

“Não seria Papa emérito, mas simplesmente bispo emérito de Roma, vivendo na Santa Maria Maior para voltar a ser confessor e levar a comunhão aos enfermos. No entanto, é uma hipótese distante, porque não existem motivos tão graves para fazer pensar a esta possibilidade, nunca levada em consideração, apesar dos momentos de dificuldade. Gozo de boa saúde e, se Deus quiser, ainda há muitos projetos a realizar”

“Uma pequena paixão, é normal, caso contrário não seríamos seres humanos. Eu já tinha tido uma namorada antes, uma jovem muito dócil que trabalhava no mundo do cinema que depois se casou e teve filhos. Dessa vez, eu estava no casamento de um dos meus tios e fiquei deslumbrado com uma jovem. Ela realmente fez minha cabeça girar por causa de sua beleza e inteligência. Durante uma semana, a imagem dela estava sempre na minha mente e foi difícil para mim rezar! Felizmente, isso passou e eu me dediquei de corpo e alma à minha vocação”

A Segunda Guerra Mundial

“O uso da energia atômica para fins de guerra é um crime contra o homem, contra a sua dignidade e contra qualquer possibilidade de futuro na nossa Casa comum. Devemos ser defensores da paz e da justiça se construímos novas armas de guerra”

A ditadura na Argentina

“Um genocídio geracional, atrocidades”

O comunismo

“Falar dos pobres não significa automaticamente ser comunista, pois os pobres são a bandeira do Evangelho e estão no coração de Jesus. Nas comunidades cristãs se partilhava a propriedade: isto não é comunismo, isto é cristianismo puro!”

A defesa da vida humana

“Defender a vida, desde a concepção à morte. O aborto é homicídio, praticado por assassinos contratados, sicários, e a prática do útero de aluguel é desumana”

Depressão quando esteve em Córdoba

“Tive atitudes autoritárias. Foi um período de purificação. Eu estava muito fechado comigo mesmo, um pouco deprimido”