Assembleia Paroquial 2014: Paróquia Renovada

Assembleia Paroquial 2014

Paróquia Renovada

Andréa Pestana | Foto: Emilton Rocha

Em 13 de dezembro aconteceu, na casa das Irmãs Salesianas, a Assembleia Paroquial, com a participação de 40 pessoas que compõem as lideranças pastorais de Paróquia. A dinâmica do encontro foi estruturada por um grupo de paroquianos: Frei Rogério, orientador dos estudos, Manoel Tavares, Irmã Leila, Andréa Pestana e Roseane, encarregados de estudar o documento 100 da CNBB: Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia.

A dinâmica do encontro foi programada por esse grupo, com orientação de Frei Rogério. O conteúdo foi apresentado em três etapas. Desse modo, a apresentação do tema foi organizada em – VER, JULGAR, AGIR e CELEBRAR.

O Encontro iniciou-se com as boas-vindas do pároco Frei Arles e com a oração inicial dirigida por Frei Rogério.

O primeiro tema: VER –  foi apresentado por Andréa Pestana que para aplicar o conteúdo do documento à realidade da Paróquia trouxe os dados da pesquisa de 2013, propondo uma reflexão sobre os pontos que necessitavam de mudanças.

O segundo tema: JULGAR – foi apresentado por Manoel Tavares. Esse momento trouxe informações históricas sobre as primeiras comunidades cristãs sempre com um paralelo à realidade da Paróquia, além de esclarecimentos sobre hierarquia eclesial, e documentos eclesiais que apoiam o documento 100, que estava sendo apresentado.

O terceiro tema: AGIR – foi construído com os participantes, que num momento anterior se reuniram em pequenos grupos para a reflexão de questões colocadas ao longo das apresentações.

O fechamento foi coordenado por Frei Arles, ficando definido, em conjunto, a atuação da Paróquia em três linhas principais:

1.           Organização e implantação dos Conselhos Pastoral Paroquial e Administrativo e Econômico

2.           Formação

3.           Missão

Um ponto importante que todos reforçaram foi a necessidade de aprofundar a espiritualidade franciscana da Paróquia, que deve estar presente nas liturgias e festas sociais e religiosas, reforçando assim, a identidade espiritual da Paróquia.

A celebração foi ministrada por Frei Eduardo, que esteve na Assembleia durante todo o dia, acompanhando os trabalhos e discussões.

As lideranças contribuíram com reflexões e colocações num clima participativo e fraterno. Paz e Bem.

Artigo anteriorDivulgado o calendário para as festividades dos 450 anos do Rio; confira
Próximo artigoFrei Deusimar retorna a Fortaleza, após dois anos e meio