As ordenações de novos presbíteros trazem esperança aos católicos não só na França, mas no mundo inteiro
Francisco Vêneto / Aleteia
Um deles era pizzaiolo e ganhador de um campeonato de pizza acrobática no Caribe, mas acolheu o chamado de Deus e seguiu os passos do irmão mais velho, também sacerdote
Somando-se os neo-sacerdotes das diversas dioceses, a Igreja Católica na França ordenará 122 padres em 2022. A maioria das ordenações já foi celebrada neste último fim de semana, 25 e 26 de junho, e outros diáconos devem tornar-se presbíteros nos próximos dias.
O mês do Sagrado Coração de Jesus, aliás, é tradicionalmente um dos “preferidos” para as ordenações sacerdotais no país. Além disso, elas costumam ocorrer perto do dia 29, dedicado aos apóstolos São Pedro e São Paulo, colunas da Igrejas.
Os 122 neo-sacerdotes deste ano na França se distribuem entre 77 diocesanos, 39 entre religiosos e membros de sociedades de vida apostólica e 6 ordenados segundo a forma extraordinária do Rito Romano.
O total de novos padres apresenta leva queda em relação ao ano anterior, que havia trazido à Igreja 130 neo-sacerdotes.
Em Paris, são 10 novos padres.
A Comunidade Saint Martin, uma associação de sacerdotes e diáconos seculares que vivem em comunidade, se distinguiu com 14 novos sacerdotes. Dom Paul Préaux, moderador geral da comunidade, declarou aos recém-ordenados:
“A melhor maneira de ser apóstolo da paz, segundo o coração de Cristo, será permanecer cheio de sabor, cheio de sabedoria e amor pelos que nos rodeiam”.
Uma história vocacional inusitada também chamou as atenções entre os novos sacerdotes da França. Na ilha de Martinica, um território ultramarino francês, recebeu o sacramento da ordem no dia 6 de junho o pe. Christophe Rébéccai, anteriormente pizzaiolo e ganhador de um campeonato de pizza acrobática. O pe. Christophe, porém, decidiu acolher o chamado de Deus e seguir os passos do irmão mais velho, que também é sacerdote.
Aleteia Francês publicou a lista completa das ordenações deste ano na França, diocese por diocese, neste artigo.
As ordenações de novos presbíteros trazem esperança aos católicos não só na França, mas no mundo inteiro. Recentemente, uma única diocese do México ordenou 70 sacerdotes num fim de semana, precisando de duas celebrações para que todos os familiares pudessem caber na catedral.