“Ainda há tempo de mudar”, por Rachel Lopes

“Viver a Semana Santa é seguir o calvário e caminhar com Jesus” (Papa Francisco)

Por Rachel Lopes (Pascom), com informações da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de conversão espiritual e preparação para a grande festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus. É tempo para nos arrependermos de nossos pecados e de mudarmos para sermos melhores e vivermos mais próximos e na semelhança de Cristo.

1.PalmSun

Ao longo desse tempo, Cristo nos convida a mudar de vida e a Igreja nos chama, principalmente durante a Semana Santa, a caminhar com Jesus e percorrendo seu Calvário, orando a sua Palavra, compartilhando-a com o próximo, praticando o bem, exercitando o perdão e a reconciliação. Retirando de nossas vidas, em uma prática diária, os sentimentos de raiva, ódio, rancor, inveja e tudo aquilo que se opõe ao amor de Deus.

Na Quaresma aprendemos a conhecer e a entender a Cruz de Jesus, e consequentemente, aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria. A prática da Quaresma traz imediatamente um tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência, autorreflexão e aproximação com Jesus.

40 dias

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Semana Santa: tempo de reflexão e de caminhar com Jesus

A Semana Santa é para os cristãos a semana mais importante do ano, pois significa o tempo litúrgico da redenção trazendo a oportunidade de refletir e reviver o mistério pascal, o mistério da fé. Segundo o Papa Francisco, viver a Semana Santa é seguir o calvário e caminhar com Jesus. “Significa que este é também o meu, o teu, o nosso caminho. Viver a Semana Santa seguindo Jesus não somente com a emoção do coração; viver a Semana Santa seguindo Jesus quer dizer aprender a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros, para ir para as periferias da existência”, afirmou o Santo Papa durante um discurso em uma catequese.

A Semana Santa representa tomar a Cruz para si e vivenciá-la, enfrentar e entender com a dor de Jesus, interpretando-a não somente pela dor da morte, mas aquela do amor e da doação de si que traz vida. O período da Semana Santa nos convida a acompanhar Cristo e sair de si mesmo para abrir as portas do coração e da vida, levar luz e a alegria da nossa fé.

Artigo anteriorCNBB lança edital de concurso para hino da CF 2017
Próximo artigoBasílica marca início da Semana Santa com Procissão de Ramos