A rota dos caminhos franciscanos

A primeira peregrinação aconteceu na Páscoa de 2022 e, após mais de um ano, a Rota já recebeu mais de 300 turistas, entre peregrinos e bicigrinos – como são chamados os ciclistas que também fazem o caminho religioso

Foto: Divulgação

A Rota Caminhos Franciscanos foi idealizada para promover o desenvolvimento sustentável através do Turismo Religioso. Ela contempla os municípios de Teófilo Otoni, Itamvacuri e Frei Gaspar. Resgata a história dos frades menores capuchinhos e seu papel fundamental na colonização do território no Vale do Mucuri.

A rota também compartilha os valores e o carisma franciscano e dá destaque ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos como destino de peregrinação em 3 ramais: Igreja São Francisco de Assis – Teófilo Otoni / Santuário Nossa Senhora dos Anjos – Itambacuri; Igreja Santa Rita – Lajinha, Teófilo Otoni / Santuário Nossa Senhora dos Anjos; e o mais recente ramal em fase final de estruturação de Frei Gaspar ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos).

O percurso total pode chegar a 81 km assim que for concluída a etapa do ramal de Frei Gaspar ao Roteiro, prevista para o início de 2023. Atualmente os peregrinos percorrem 42 km em dois dias de caminhada, com paradas em comunidades rurais sendo acolhidos por empreendedores locais para alimentação e hospedagem.

Desde 2019 o Sebrae, em parceria com as prefeituras locais, as Paróquias envolvidas e outros parceiros vem estruturando e qualificando empreendedores para que ofereçam uma excelente experiência de acolhida aos peregrinos.

A primeira peregrinação aconteceu na Páscoa de 2022, e após mais de um ano, a Rota já recebeu mais de 300 turistas, entre peregrinos e bicigrinos – como são chamados os ciclistas que também fazem o caminho religioso.

No último final de semana, dias 17 e 18 de setembro, um grupo de 12 pessoas da Associação Caminhos Franciscanos também percorreu a Rota como forma de promover a integração, a união e conhecimento sobre o percurso. Membros da Diretoria e associados também viveram a experiência que os turistas participam.

A próxima peregrinação já tem data marcada: 7 e 8 de outubro. O tema é São Francisco de Assis, pois o roteiro sairá do Santuário Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, com destino a Igreja São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni, que estará em festa celebrando o padroeiro e inspiração da Rota.

No domingo, dia 8 de outubro, além dos peregrinos, os bicigrinos também poderão percorrer os Caminhos Franciscanos. E a chegada de todos será esperada com muita alegria, celebrando também São Francisco de Assis.

Site www.caminhosfranciscanos.com.br

Instagram: @caminhosfranciscanos

Interessados na peregrinação ou que queiram mais informações podem contatar com Juliana, da Diretoria da ACAF – Associação Caminhos Franciscanos – pelo fone 33 988655914.

Artigo anteriorSanto do dia 20 de setembro: Santo André Kim Taegon e Companheiros
Próximo artigoSanto do dia 21 de setembro: São Mateus