Dia de festa do Círio de Nazaré no Santuário Basílica de São Sebastião; Procissão sai às 10h

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré já com o novo manto. | Fotos: Pascom

A corda, que simboliza a união e o sacrifício dos fiéis, é um dos elementos mais marcantes, com inúmeras pessoas disputando um espaço para segurá-la e participar da caminhada.

Por Emilton Rocha

Neste domingo, 13, é dia de festa do Círio de Nazaré. Na sexta-feira foi apresentado o novo manto aos devotos. No sábado, foi realizada a Procissão Luminosa que tomou as ruas da Tijuca, com a participação de inúmeras famílias, pastorais e movimentos.

Durante o dia de hoje serão celebradas cinco missas: 7h, 8h30, 11h30 (solene), 17h e 18h30. A grande Procissão sai às 10h, seguindo um percurso um pouco maior que o da Procissão Luminosa. A Missa Solene será celebrada por volta das 11h30, quando do retorno da procissão.

Este evento é um momento de grande devoção e fé para a comunidade, reunindo fiéis em celebração à padroeira. Durante os próximos dias, diversas atividades e cerimônias serão realizadas, incluindo missas, procissões e momentos de reflexão, proporcionando uma oportunidade única para fortalecer os laços espirituais e comunitários. O clima de união e esperança que permeia o tríduo é um testemunho do profundo significado que o Círio de Nazaré tem para todos que participam. É uma época de renovação da fé e de gratidão, onde a tradição e a devoção se encontram em harmonia.

Com o tema “Perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus”, a tradicional festa do Círio de Nazaré – considerada a maior manifestação religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo – estará sendo realizada em Belém do Pará e simultaneamente na Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), onde, há muitos anos, também acontece no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, e também em outros estados do Brasil e no exterior.

A festa não se resume apenas à procissão, é um evento repleto de tradições e atividades culturais. A corda, que simboliza a união e o sacrifício dos fiéis, é um dos elementos mais marcantes, com inúmeras pessoas disputando um espaço para segurá-la e participar da caminhada.

Após a apresentação do manto, sexta (11), o reitor e pároco Frei Jorge de Oliveira ergue a imagem da Rainha da Amazônia sob aplausos dos presentes.

A festa do Círio de Nazaré é uma manifestação de fé que transcende a religião, tornando-se um símbolo de identidade e orgulho para os paraenses. É um momento de renovação espiritual e de encontro com a comunidade, onde cada gesto, cada sorriso e cada oração contribuem para criar uma atmosfera de amor e esperança.

O Tríduo começou na quinta, 10. Nesta sexta-feira, segundo, a celebração é muito aguardada devido a apresentação do novo manto. No sábado (último dia), a procissão luminosa sairá do Santuário Basílica de São Sebastião após a celebração da Missa das 17h.

A grande procissão de domingo estará às 10h, percorrendo ruas no entorno do Santuário. Quando o seu retorno, será celebrada Missa solene, às 11h30. Nesse dia haverá barracas no pátio oferecendo comidas e bebidas típicas de Belém do Pará, além da cantina que irá funcionar a todo vapor. A lojinha de itens religiosos também estará aberta. Abaixo, a programação completa.

A programação

“Perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus”

Quinta-feira, 10 de outubro17h: Terço com Frei Rafael – 18h: Missa (1° dia Tríduo)

Sexta-feira, 11: de outubro17h: Terço com Frei Rafael – 18h: Missa (2° dia do Tríduo), e apresentação do Manto 2024;

Sábado, 12 de outubro16h: Terço com Frei Rafael – 17h: Missa (3° dia do Tríduo). Após a Missa, a Procissão Luminosa sairá seguindo o seguinte trajeto: Ruas Haddock Lobo, Almirante Gavião, Dr. Satamini, Afonso Pena e Haddock Lobo, retornando a Basílica.

Domingo, 13 de outubro: Festa do Círio de Nazaré – Horário das missas: 7h, 8h30; 10h: saída da Procissão do Círio (com a corda); 11h30 (Missa após a chegada da Procissão), 17h e 18h30.

Artigo anteriorSanto do dia 10 de outubro: São Daniel Comboni
Próximo artigoSanto do dia 11 de outubro: São João XXIII