Representantes do Estado de São Paulo, do Santuário Nacional e do Santuário do monumento carioca se reuniram para promover o turismo religioso
Por A12 Redação
A nova rota de voos diretos entre o aeroporto de São José dos Campos e o Rio de Janeiro alavanca a visita a dois dos principais destinos religiosos do Brasil: o Santuário Nacional de Aparecida (SP) e o Cristo Redentor (RJ).
Numa ação inédita, o reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, padre Omar Raposo e o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena se encontraram na manhã deste sábado (4) em Aparecida (SP), com o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., a respeito de ações de integração entre os dois símbolos religiosos.
Esta iniciativa se deve ao fato da inauguração recente do voo entre os aeroportos, que já transportou 3.100 passageiros. Foram 28 voos no total, 14 pousos e 14 decolagens. A retomada dos voos é, além de estratégica para o desenvolvimento regional, uma contrapartida das companhias aéreas à redução do ICMS sobre o combustível de aeronaves, assinada pelo Governo de São Paulo, representando também um avanço na conectividade aérea e reforça o fluxo turístico religioso.
Segundo o diretor comercial da concessionária SJK Airport, Ronei Glanzmann, os voos diretos facilitam o acesso dos peregrinos à chamada Rota da Fé do Vale do Paraíba.
“Aparecida é uma das basílicas marianas mais visitadas do mundo e o Cristo Redentor é um dos principais cartões-postais do Rio. O aeroporto de São José tem condições de atender com conforto, qualidade e segurança os passageiros de todo o Brasil e do mundo que queiram conhecer ou fazer esses roteiros, além de toda a nossa Rota da Fé”, afirmou.
Em 2023, a Casa da Mãe Aparecida acolheu quase 9 milhões de devotos, um crescimento aproximado de 10% em relação a 2022. O cartão-postal do Rio de Janeiro recebeu 2,4 milhões de visitantes no ano passado, um aumento de quase 36% na comparação com 2022 (1,7 milhão de visitantes).
“A casa da Mãe Aparecida é um lugar de acolhimento e de encontro. O objetivo principal da casa da Mãe é acolher bem e evangelizar, facilitando o acesso e a chegada do romeiro até Aparecida”, disse o Padre Eduardo Catalfo.
O reitor do Santuário do Cristo Redentor também falou dos benefícios desta parceria a partir desta conexão. “Estamos muito felizes com o acolhimento de Aparecida. Milhões de turistas passam pelo Rio de Janeiro e agora vão ter um caminho mais rápido. Certamente vai crescer ainda mais a devoção a Nossa Senhora Aparecida. Então que cresça a devoção a Nossa Senhora e ao Redentor“, disse o padre Omar.
Presente no encontro, Roberto Lucena falou dos frutos das ações que foram refletidas durante a reunião.
“Estamos promovendo estes dois símbolos religiosos do Brasil. Agora com voos de São José dos Campos ao Rio, a distância diminui entre esses dois ícones da fé. Faz muito sentido promover o turismo religioso“.