Igreja da Medalha Milagrosa, na Tijuca, dá início ao novenário

DSC_9750a

No período de 18 a 26 de novembro, acontecerá a Novena em que, diariamente, será celebrada missa às 7h e às 19h30min, e o terço será rezado sempre às 19h. O tema este ano é “A medalha da Imaculada: uma luz para o mundo!” No dia 22, domingo, a Missa da Juventude será realizada às 10h. No dia 27, acontece a festa solene de Nossa Senhora das Graças, as missas acontecem às 7h, 8h30min, 10h, 11h30min, 13h e 15h30min. Às 14h30min ocorrerá a benção das crianças e às 17h procissão, seguida da missa solene de encerramento às 18h15min, celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.
DSC_9632a
No dia 28, acontece o terço dinamizado por Pedro Siqueira às 17h, seguida da Missa de Ação de Graças em honra a Santa Catarina Labourè, às 19h.
Ontem, 20, no terceiro dia da novena, o tema foi “Maria, Caminho de Luz que nos leva a Jesus” e teve como celebrante Frei Arles de Jesus, reitor do Santuário Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos, com participação do Coral São Sebastião.
Santa Catarina Labouré
A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início após sua aparição à noviça das Filhas da Caridade, Catarina Labouré, na qual Nossa Senhora, em uma das revelações, afirmou a Catarina que as pessoas que trouxessem consigo uma medalha, na forma de um quadro, receberiam graças abundantes, especialmente àqueles que a usassem com fé e confiança. Por esse motivo, os fieis que vão ao Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, na Tijuca, recebem a medalha.
O Santuário
O Santuário da Medalha Milagrosa, o primeiro santuário do Rio de Janeiro dedicado a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, foi fundado pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
A ideia da construção do Santuário foi motivada pela canonização da vidente e irmã de caridade Catarina Labouré, ocorrida em 1947. No entanto, a pedra fundamental foi lançada dois anos depois, tendo sido inaugurada somente em 18 de julho de 1955, após campanhas de mobilização para doações de devotos de Nossa Senhora das Graças.
O Santuário da Medalha Milagrosa, tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2003, fica na Rua Doutor Satamini, 333, na Tijuca.

Sobre texto da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – Fotos: Emilton Rocha

Artigo anteriorFrancisco: onde está Jesus não há lugar para a corrupção
Próximo artigoPapa Francisco nomeia dom Sergio da Rocha para secretaria geral do Sínodo