Papa Francisco nomeia dom Sergio da Rocha para secretaria geral do Sínodo

37996103_519274291451972_462799677_n

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, no dia 14 de novembro, lista oficial dos membros do XIV Conselho Ordinário da Secretaria Geral dos Sínodo dos Bispos. Parte dos integrantes foram eleitos durante a 14ª Assembleia Sinodal sobre a Família, de 4 a 25 de outubro, no Vaticano. Entre os membros nomeados, pelo papa Francisco, está o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio da Rocha. Ele também nomeou o patriarca de Babilônia dos Caldeus e chefe do Sínodo da Igreja Caldéia (Iraque), dom Raphael Louis Sako I, e o arcebispo de Madrid (Espanha), dom Carlos Osoro Sierra.

Dom Sergio da Rocha tornou-se bispo em 2001. Tem como lema episcopal “Omnia in Caritate” – “Tudo na caridade”. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Em 2012, representou a CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, no Vaticano.

Confira lista dos membros da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos:

Membros eleitos pelos padres sinodais:

1. Cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena e presidente da Conferência Episcopal da Áustria.

2. Cardeal Wilfrid Fox Napier, arcebispo de Durban (África do Sul).

3. Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa e presidente da Conferência Episcopal de Honduras.

4. Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

5. Cardeal George Pell, prefeito da Secretaria da Economia.

6. Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos.

7. Cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim e presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Índia.

8. Cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas).

9. Cardeal Vincent Gerard Nichols, arcebispo de Westminster (Reino Unido) e presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales.

10. Cardeal Robert SARAH, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

11. Dom Charles J. Chaput, arcebispo de Filadélfia (EUA).

12. Dom Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto (Itália).

Membros nomeados pelo papa:

1. Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

2. Raphael Louis Sako I, patriarca de Babilônia dos Caldeus e chefe do Sínodo da Igreja Caldéia (Iraque).

3. Carlos Osoro Sierra, arcebispo de Madrid (Espanha).

CNBB com informações da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Artigo anteriorIgreja da Medalha Milagrosa, na Tijuca, dá início ao novenário
Próximo artigo“Me chamem Francisco” terá première mundial no Vaticano