As aulas de mestrado em Direito Canônico na UNICAP serão ministradas a partir de agosto de 2024 e será coordenado pelo doutor em Direito Canônico, professor do curso de Teologia da UNICAP, padre Christiano de Souza e Silva, da diocese de Nazaré (PE)
ACI Digital
A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife (PE) vai abrigar o primeiro curso de mestrado em direito canônico do Norte e Nordeste do Brasil em parceria com a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. A especialização foi autorizada pelo Dicastério para a Educação Católica da Santa Sé que atendeu a um pedido particular da arquidiocese de Olinda e Recife e dos bispos da Regional 2 da CNBB.
“Isso representa o ápice de mais de 40 anos de vivência e prática científica no ensino e pesquisa do Direito Canônico no curso de Direito”, disse a UNICAP em nota. “Além da constante renovação do acervo bibliográfico da Biblioteca Central na área, da constituição de um corpo docente robusto e da elaboração de um projeto dinâmico, atualizado e enraizado nas exigências da Igreja”.
O curso de pós-graduação stricto sensu é aberto “a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação”, segundo o Ministério da Educação. Ele tem reconhecimento eclesiástico e é direcionado aos clérigos, religiosos e leigos que desejam atuar na pesquisa, no ensino e na aplicação do direito canônico.
As aulas de mestrado em Direito Canônico na UNICAP serão ministradas a partir de agosto de 2024 e será coordenado pelo doutor em Direito Canônico, professor do curso de Teologia da UNICAP, padre Christiano de Souza e Silva, da diocese de Nazaré (PE). Os estudantes desta especialização serão matriculados simultaneamente na UNICAP e na Universidade Gregoriana e obterão um diploma eclesiástico.
Além deste curso, a UNICAP tem um Instituto de Direito Canônico (IDC-Unicap) desde 2016, que atua como uma comunidade acadêmica distinta dos cursos de Direito e Teologia, com autonomia didática-pedagógica e uma perspectiva claramente pastoral. A Universidade Católica de Pernambuco começou em 18 de abril de 1943 como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega.