Cardeal Orani Tempesta abre a Trezena de São Sebastião neste sábado, 7, às 17h, no Santuário Basílica de São Sebastião

O padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro é um dos santos mais queridos entre o povo brasileiro

Foto: Gabriel Monteiro / O Globo

Por Emilton Rocha / Pascom

Janeiro, mês de dois grandes e tradicionais eventos no Santuário Basílica de São Sebastião: a Bênção dos Capuchinhos, na primeira sexta-feira do ano, no dia 6, e a Festa do Padroeiro da Cidade, São Sebastião, dia 20, celebrações essas que levam milhares de pessoas à Basílica, também conhecida como Igreja dos Capuchinhos.

Neste dia 7 de janeiro tem início a Trezena de São Sebastião, cujo tema este ano é “São Sebastião: vocacionado à missão”, período em que os fiéis estarão vivenciando durante treze dias – de 7 a 19 de janeiro – momentos de preparação para a grande festa do santo padroeiro, no dia 20. Neste período, a imagem missionária do padroeiro da arquidiocese e da Cidade Maravilhosa percorrerá todo o Rio com momentos de fé, devoção e unidade, que marcam os corações dos cariocas, levada pelas mãos do incansável Dom Orani João Tempesta. A abertura da Trezena será feita hoje, às 17h, sob a presidência do Cardeal Arcebispo.

Segundo o site da Arquidiocese do Rio, este ano a imagem do padroeiro percorrerá um número muito maior de comunidades, levando a mensagem do Evangelho. O tema “São Sebastião: vocacionado à missão”, foi inspirado na celebração deste Ano Vocacional Missionário. É pedido aos fiéis que, ao participarem das celebrações, façam a oferta de uma a bíblia, nova ou usada. Elas serão doadas a quem ainda não possui.

Dia de Trezena de São Sebastião, conduzida pelo padre Aldo de Souto santo, vigário episcopal, ladeado pelo reitor e pároco, Frei Jorge de Oliveira e Manoel Tavares, diácono. / Foto: Angela Zolhof (Arquivo Pascom)

Gesto Concreto, uma atitude de solidariedade

Como é tradição, durante os treze dias os paroquianos entregam gestos concretos durante o ofertório (veja lista abaixo). Esta coleta é sempre destinada aos mais necessitados através de diversos programas e projetos sociais acompanhados pela organização católica, sempre a situações de profundo sofrimento. Como gesto concreto é realizada uma tradição arquidiocesana nas grandes concentrações, caso da Trezena de São Sebastião, ou seja: além da atitude de oração, é realizada uma atitude de solidariedade e ao mesmo tempo religiosa de lembrar-se do irmão necessitado. No Rio de Janeiro, isso se realiza pela coleta de alimentos e outros materiais.

Procissão de São Sebastião do Rio de Janeiro – Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo

Abaixo, toda a programação e os respectivos gestos concretos durante a Trezena:

7-jan     sábado                17h       LiturgiaAçúcar

8-jan     domingo              17h        MESCÓleo

9-jan     segunda              18h        Jovens/BatismoMacarrão Espaguete

10-jan   terça                   18h       Terço dos HomensLeite em pó

11-jan   quarta                 18h        AssociaçõesFeijão

12-jan   quinta                 18h        Dízimo/TuranoMacarrão Espaguete

13-jan   sexta                   18h        Marianos e OFSCanjica

14-jan   sábado                17h        Apostolado da OraçãoLeite em Pó

15-jan   domingo              17h        MESCCafé

16-jan   segunda              18h        Jovens/BatismoCanjica

17-jan   terça                   18h        Terço dos HomensÓleo

18-jan   quarta                 18h        Pastoral FamiliarCafé

19-jan   quinta                 18h        LiturgiaArroz

Observação: o celebrante vai trabalhar a liturgia própria do dia, dentro do tema da Trezena.

Artigo anteriorCardeais brasileiros manifestam pesar pela morte do Papa Emérito Bento XVI
Próximo artigoIgreja no Brasil se une em agradecimento a vida e ao testemunho do Papa Emérito Bento XVI