Mês da Bíblia – Por Dom Orani Tempesta

Mês da Bíblia

“O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás.” (Js 1,9)

Foto: Gustavo de Oliveira

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

O mês de setembro é de dedicado à Palavra de Deus, pois no dia 30 celebramos a memória litúrgica de São Jerônimo, tradutor da Bíblia para a língua latina e, no último domingo deste mês, celebra-se o Dia da Bíblia. É claro que o Dia da Bíblia deve ser todos os dias, pois a meditação da Palavra de Deus deve ser diária, mas durante esse mês de setembro devemos nos dedicar de maneira especial. Somos convidados a estudar com mais profundidade os textos propostos.

Convido as paróquias a deixarem a Palavra de Deus em destaque durante esse mês, próxima ao ambão, e a promoverem nas paróquias círculos bíblicos de meditação da Palavra de Deus. As famílias podem realizar esses momentos juntos, em casa, à noite quando todos estiverem em casa ou pela manhã, antes de saírem para o trabalho ou escola, arrumar um tempo para a meditação da Palavra de Deus.

Deixe a Palavra de Deus em destaque na sua casa sobre a prateleira ou algum móvel e deixe sempre trecho da Palavra que vai meditar ou que meditou naquele dia. E que isso possa se tornar um costume, depois, mesmo após o Mês da Bíblia.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), todos os anos, prepara um subsídio com um livro específico da Palavra de Deus para ajudar o povo de Deus a meditar durante o Mês da Bíblia. Esse ano, o livro escolhido é de Josué e o tema para é tirado do primeiro capítulo desse livro: “O Senhor teu Deus estará contigo por onde quer que vás.” (Js 1,9).

As paróquias têm esse subsídio na secretaria e seria bom que todos tivessem, pois a partir dele é possível viver da melhor forma o Mês da Bíblia. Ajudará a todos os fiéis a nutrirem um amor pela Palavra de Deus. O livro de Josué é bem inspirador para todos nós e o tema do Mês da Bíblia desse ano é bem marcante e propício para todos nós. Sobretudo, pelos últimos acontecimentos que temos vivenciado em nosso país e no mundo.

Deus nunca nos abandona, sempre caminha conosco aonde quer que vamos. Do mesmo modo que Ele caminhou com o povo de Deus no deserto até chegarem à Terra prometida. Por vezes, podemos achar que Deus nos abandonou ou que não nos atende em nossas preces, pode até demorar um pouco, mas a graça de Deus sempre vem sobre nós. Temos que confiar em Deus, Ele abrirá os caminhos e sempre nos conduzirá para o bem.

Esse livro de Josué foi escolhido para fortalecer a fé dos fiéis. Muitas pessoas ficaram desacreditadas da fé devido aos acontecimentos dos últimos três anos. Pessoas que perderam seus entes queridos, ficaram desempregadas e com dívidas. Foram escolhidos textos com mais densidade e afinidade, com o intuito de animar a fé de homens e mulheres, que ao ter o contato com o texto terão estímulo para crer nas promessas de Deus.

O texto-base é dividido em duas partes e traz um panorama do livro de Josué e, em seguida, traz reflexões sobre quatro textos do livro de Josué. A escolha desses textos é motivada em fazer com que todos ao lerem se aproximem da jornada que Josué fez para tomar posse da terra prometida. Sobretudo, a confiança e a esperança que Josué sempre teve em Deus, essa mesma confiança e esperança dele devem nos motivar a sempre confiar em Deus.

O texto-base traz, ainda, momentos celebrativos que recordam a caminhada do povo de Deus até adentrar a terra prometida, e faz com que todos os fiéis recordem a luta desse povo para conseguir entrar em sua terra. Isso nos ajuda a refletir sobre a nossa caminhada aqui na terra e que estamos aqui de passagem, esperando entrar em nossa terra prometida, que é o Reino dos Céus.

O texto-base nos ajuda a perceber que Deus nunca nos deixa sem resposta e sempre atende os nossos pedidos. Por isso, confiemos sempre em Deus, até o fim. Se a situação parece difícil, dobre os joelhos e reze a Deus pedindo ajuda e, no momento certo, a graça virá. Por vezes, acontecem coisas conosco que não entendemos, mas tudo tem o querer de Deus e se algo aconteceu, é porque teve um propósito.

Celebremos com alegria esse Mês da Bíblia. Participe dos círculos bíblicos e medite a Palavra de Deus em sua casa, com a sua família ou na comunidade paroquial. Coloque a Palavra de Deus em destaque na sua casa e deixe com que a Palavra transforme a vida de sua família. Caminhemos como povo peregrino rumo à terra prometida.

*Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Publicado na edição 1282, do Testemunho de Fé

Artigo anteriorFrancisco realizará cerimônia de beatificação de Papa João Paulo I
Próximo artigoFrancisco na beatificação de João Paulo I: transmitiu a bondade do Senhor