Papa nomeia 3 mulheres para o conselho dos bispos

Pela primeira vez, mulheres e leigos passam a fazer parte do grupo que ajuda a escolher os bispos de todo o mundo

Raffaella Petrini cumprimenta o Papa Francisco. Crédito: Vatican Media

I. Media para Aleteia

O Papa Francisco nomeou 14 novos membros para o Dicastério para os Bispos, incluindo, pela primeira vez, três mulheres. Foi o que anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé em 13 de julho de 2022.

As três mulheres são a freira francesa Yvonne Reungoat, ex-superior geral das Filhas de Maria Auxiliadora, a freira italiana Raffaella Petrini, secretária geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e Maria Lia Zervino. A leiga Maria Lia é argentina e presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas. Ela, de fato, é a primeira representante dos leigos no Dicastério.

Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters em 2 de julho, o Pontífice anunciou que nomearia duas mulheres para o Dicastério para os Bispos. No final, Francisco acabou nomeando três, incluindo uma leiga. Até agora, os membros do Dicastério sempre foram homens, principalmente cardeais, além de alguns bispos.

O trabalho dos 24 membros deste Dicastério inclui a avaliação do perfil dos sacerdotes ou bispos para uma diocese cuja sede está vaga. Eles se apoiam fortemente no trabalho realizado pelos núncios apostólicos nos países envolvidos, cuja missão principal é apresentar a Roma três nomes para cada diocese, que formarão a ‘terna’ proposta ao Papa.

Outros membros

Entre as outras nomeações notáveis ​​anunciadas estão alguns bispos que serão criados cardeais no consistório de 27 de agosto, incluindo: Dom Arthur Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; Lazzaro You Heung-sik, prefeito do Dicastério para o Clero; Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha (França) e Dom Oscar Cantoni bispo de Como (Itália).

Artigo anteriorMaior rosário do mundo está sendo construído no Líbano
Próximo artigoProcesso de beatificação do frei capuchinho Nemésio Bernardi será aberto no Rio de Janeiro nesta quinta, 14 de julho