Processo de beatificação do frei capuchinho Nemésio Bernardi será aberto no Rio de Janeiro nesta quinta, 14 de julho

A causa de beatificação e canonização do Servo de Deus tem como postulador geral, o frei Carlo Calloni, da Cúria Geral dos Frades Capuchinhos, com sede em Roma, e como vice-postulador, frei Almir da Silva, do Rio de Janeiro

Frei Nemésio Bernardi: após a abertura do processo de beatificação começa o inquérito diocesano. / Foto: Jainere Rojas

Da Redação*

O processo de beatificação do frei Nemésio Bernardi, religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, será oficialmente aberto pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, durante missa a ser realizada no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, no dia 14 de julho, às 18h. O evento será transmitido pelas redes sociais da igreja – Facebook: @pascom.capuchinhos e Youtube: Pascom Capuchinhos RJ. 

A data da abertura do processo do frade capuchinho, falecido em 4 de fevereiro de 2016, aos 88 anos, foi marcada após o arcebispo receber o “Nihil obstat” (“Nada consta”) da Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano, em 3 de fevereiro de 2022.

“Já estamos preparando a urna da relíquia do Servo de Deus para apresentação no dia 14 de julho, ainda o material para os santinhos e as relíquias de toque”, disse o delegado responsável pela Causa dos Santos na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o monge beneditino Dom Roberto Lopes.

No mês de junho, a Arquidiocese do Rio de Janeiro concedeu o “Imprimatur” para a “Oração pela Beatificação do Servo de Deus Frei Nemésio Bernardi”, apresentada pela Província Nossa Senhora dos Anjos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A causa de beatificação e canonização do Servo de Deus tem como postulador geral, o frei Carlo Calloni, da Cúria Geral dos Frades Capuchinhos, com sede em Roma, e como vice-postulador, o o frei Almir da Silva, do Rio de Janeiro.

Fase diocesana

Com a abertura do processo de beatificação começa o inquérito diocesano. Segundo o vice-postulador, frei Almir da Silva, é a fase mais importante e delicada do processo, o qual destina-se a recolher as provas documentais e, sobretudo, testemunhais do Servo de Deus, como é denominado aquele do qual se promove a causa de beatificação e canonização. O inquérito diocesano tem a finalidade de esclarecer toda dúvida a respeito, segundo uma forma jurídica bem precisa.

“Para ajudar neste processo, os fiéis e interessados estão instados a fornecerem toda e qualquer notícia útil referente à causa que seja de caráter pessoal ou privado, documentos, cartas e outros materiais”.

Frei Almir da Silva: “é a fase mais importante e delicada do processo” / Foto: Emilton Rocha

Comunicação de graças

Os interessados em colaborar no processo podem enviar materiais que comprovem a fama de santidade do religioso para a Cúria Provincial, aos cuidados do vice-postulador, frei Almir da Silva, na Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca, CEP 20260-142, Rio de Janeiro (RJ). E-mail: postulacaofreinemesio@gmail.com.

Frei Nemésio Bernardi

Gaúcho de Veranópolis (RS), frei Nemésio Bernardi nasceu no dia 9 de março de 1927. Dizia que era carioca de coração e de adoção. Tendo vindo morar no Rio de Janeiro em 1964, a princípio prestando serviços na hospedaria do convento, foi o responsável em deixar os quartos limpos para os frades, principalmente oriundos da sua região, que vinham à capital fazer, entre outras coisas, tratamento de saúde ou resolver algum outro assunto no Rio, então capital federal. O sacerdote foi cozinheiro do convento por muito tempo.

Professou a sua vocação religiosa no dia 6 de janeiro de 1944, e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1984. “Um sacerdote simples que fazia as coisas simples na vida, não deixando de limpar o refeitório. Viveu a sua vida de forma simples, como deve ser a vida de todos nós. E não deixou de fazer as coisas que são próprias de um homem consagrado e de uma pessoa que abraçou o ministério sacerdotal”, disse à época próxima de sua morte frei Luiz Carlos Siqueira, então ministro provincial da Ordem dos Capuchinhos nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais.

Segundo ele, frei Nemésio celebrava a missa na primeira sexta-feira de manhã, tomava o café e ia atender as confissões até o meio-dia, retornando às 16h, para continuar o seu trabalho religioso até atender a última pessoa. “Era um homem prático, que resolvia as coisas da forma mais rápida possível”, afirmou.

Frei Jorge de Oliveira, reitor e pároco do Santuário Basílica de São Sebastião, lembrou que foi ordenado diácono, juntamente com frei Nemésio, em 1982, e contou que em seus momentos finais o frade, que tinha câncer, “sentia muitas dores e sofria muito, mas que ele jamais reclamava e nunca perdia o humor. Era muita delicadeza e serenidade.”

Em seus escritos há um texto que diz: “A morte é um doce sono, que nos faz acordar nos braços do Pai, para os que amam. Ela (a morte) proporcionará o grande encontro com Deus de todas as graças. Ela será a nossa última oração e o começo de nossa suprema ventura. Não há como viver sem caminhar para a morte. Cada dia morremos um pouco. A vida e a morte andam sempre de mãos dadas”.

Segundo amigos, uma das suas características mais importantes era a sua disponibilidade para atender a chamados para bênçãos ou visitas a enfermos, ocasião em que ele largava tudo para responder aos apelos. “Frei Nemésio estava sempre a atender alguém no hospital ou em casa, a qualquer hora do dia ou da noite para dar a unção dos enfermos. Ele pegava seu boné e sua pasta e ia dar a unção. Tinha uma dedicação e uma disponibilidade incríveis”, lembrou Eliane Belinha, coordenadora da Pastoral da Música da basílica.

Oração pela Beatificação do Servo de Deus Frei Nemésio Bernardi

Senhor, nosso único Deus, vós fazeis maravilhas por meio do vosso Filho, o qual passou neste mundo fazendo o bem, convivendo no amor e na paz! Vós suscitastes em vosso servo, Frei Nemésio Bernardi, a vontade de seguir mais de perto os passos do vosso Filho: inspirado pelo Espírito Santo, ele dedicou-se ao testemunho do vosso Reino, abençoando todos os que o procuravam. Por isso, vos pedimos que ele suplique por nós, por meio do vosso Filho, para que vivamos mais profundamente a graça do vosso amor transformador, particularmente em nossas necessidades (fazer o pedido). Conservai-nos no caminho do vosso Filho, inspirados pela perseverança do vosso servo Frei Nemésio Bernardi. E dai-nos a alegria de vê-lo aclamado entre os vossos Santos e Santas! Amém!
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai.

(Essa oração é para uso pessoal e particular. Em nada se pretende antecipar a autoridade da Igreja, à qual unicamente compete pronunciar-se sobre a santidade de Frei Nemésio Bernardi)

*Publicado na edição n° 1274, do jornal Testemunho de Fé, da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Artigo anteriorPapa nomeia 3 mulheres para o conselho dos bispos
Próximo artigoArquidiocese do Rio abre processo de beatificação do capuchinho Nemésio Bernardi