O Prêmio CEU Ángel Herrera é um reconhecimento a pessoas, instituições e empresas que se destacaram e trabalharam pela melhoria da sociedade
Em 22 de janeiro próximo, durante uma cerimônia online, o pregador da Casa Pontifícia, Raniero Cantalamessa – criado cardeal no dia 28 de novembro passado – receberá o Prêmio CEU Ángel Herrera pela “Difusão da Cultura Católica”. O prêmio, promovido pela Associação Católica de Propagandistas por meio da Fundação Universitária CEU San Pablo, reconhece ao religioso capuchinho – que se destacou por ter guiado tanto as meditações do Advento e da Quaresma, quer os Exercícios Espirituais da Cúria Romana, na presença do Papa – “ a grande missão realizada no decorrer dos anos no reconhecimento da importância da Palavra de Deus, do seu interesse na prossecução da unidade dos cristãos e do seu árduo trabalho de diálogo entre as religiões”.
O cardeal Cantalamessa foi escolhido como pregador da Casa Pontifícia – ofício que tradicionalmente é atribuído a um frade capuchinho – por João Paulo II, em 1980. Uma missão que também manteve sob Bento XVI e Papa Francisco, vindo a festejar, no último 23 de junho, o quadragésimo aniversário de sua nomeação.
Ordenado sacerdote em 1958 e graduado em Teologia em Friburgo, na Suíça, o purpurado foi professor de História do cristianismo antigo e diretor do Departamento de Ciências Religiosas da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, da qual foi um dos fundadores.
Em 1979 ele deixou o ensino universitário para se dedicar em tempo integral ao ministério da Palavra. Ao longo dos anos, o purpurado participou de numerosos eventos internacionais, recebeu muitos prêmios e publicou livros sobre espiritualidade que foram traduzidos para 25 idiomas. Desde 2009 vive na Ermida do Amor Misericordioso em Cittaducale, na província de Rieti, a serviço de uma pequena comunidade de freiras de clausura.
O Prêmio CEU Ángel Herrera, da Fundação Universitária CEU San Pablo, é um reconhecimento a pessoas, instituições e empresas que se destacaram e trabalharam pela melhoria da sociedade.
Fonte: Vaticano News