Esta é a nona edição do Círio de Nazaré na cidade; Frei Arles apresentou o cartaz da grande festa do Círio em outubro, na Tijuca
Emilton Rocha – Pascom
Na manhã deste domingo, 20, conforme anunciado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Basílica de São Sebastião – Capuchinhos, trazida pela Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e recebida pelo reitor, Frei Arles Dias de Jesus, para a visita que é realizada anualmente e que precede a grande festa do Círio na Tijuca, no mês de outubro.
Esta é a nona edição do Círio de Nazaré na cidade, trazido ao Rio pelo Cardeal Orani João Tempesta, que por quatro anos foi arcebispo de Belém do Pará. À sua espera, muitos fiéis já se posicionavam no pátio da igreja, querendo vê-la, tocá-la, pedir graças ou apenas agradecer por alguma bênção. Frei Arles conduziu a imagem ao altar para a Missa, presidida pelo Cardeal.
Uma das maiores manifestações religiosas em homenagem a Nossa Senhora, o Círio de Nazaré chegou ao Rio no dia 18, onde, conforme a programação, permanece até esta data, visitando paróquias, capelas instituições, centros culturais e diversas comunidades, levando a mensagem de Maria que nos ensina a ser família, uma alusão ao tema “Maria de Nazaré nos Ensina a Ser Família”.
Durante a celebração, em que centenas de pessoas lotavam o templo, Dom Orani disse em sua homilia que Nossa Senhora de Nazaré nos pede que façamos tudo o que Ele nos disser e que roguemos a ela para que nos ajude a sermos famílias cristãs, com marido e mulher se amando, se perdoando, abertos à vida e contagiando ao seu redor.
Após a celebração, Frei Arles apresentou o cartaz do Círio de Nazaré 2017. “É com muita alegria que acolhemos os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré e, ao mesmo tempo, lançamos o cartaz da celebração que vai acontecer em nossa comunidade, no dia 8 de outubro, com o tema: ‘Maria, estrela da evangelização’”. O pároco disse também que será um evento com diversas atividades culturais.