Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida se despede hoje da Basílica, com missa às 18h

Ponto alto da preparação para as comemorações dos 300 anos de bênçãos é a visita jubilar às dioceses de todo o Brasil

300 Anos de BênçãosPascom, com informações do Santuário de Aparecida

Estamos a caminho dos 300 anos do descobrimento da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou seja: rumo aos 300 anos de bênçãos! O ponto alto desta preparação é a visita da imagem peregrina jubilar às dioceses de todo o Brasil. A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717.

As comemorações dos ‘300 anos de Bênçãos’ de Nossa Senhora Aparecida tiveram início no dia 12 de outubro de 2016 e para celebrar esse grandioso tricentenário, o Santuário Nacional está promovendo uma programação especial de devoção e obras de fé.

A visita da imagem peregrina da Padroeira do Brasil à Basílica de São Sebastião – Frades Capuchinhos já tem uma programação elaborada, que começa nesta terça-feira, 22 de agosto. Após a Missa das 18h, devotos irão ao seu encontro na Praça da Medalha Milagrosa, Tijuca, para recebê-la e acolhê-la. Em procissão luminosa seguirão para a Basílica onde acontecerá a reza do Terço dos Homens, com início por volta das 19h30. (Veja a programação ao final)

História de Nossa Senhora Aparecida

Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo até receber o título de Padroeira do Brasil. Os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingo Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região no período de 17 a 30 de outubro de 1717. Foi após várias tentativas de pesca, que os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça.

João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia depois de colocar a imagem dentro do barco, tiveram a ação da Mãe de Deus. Os pescadores que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera, e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.

Um oratório para receber os devotos da ‘Aparecida das Águas’

A primeira igreja foi aprovada em 1753

Entre 1717 e 1732 a imagem peregrinou pelas regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguassú. Em 1732 Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso que construiu o primeiro oratório aberto ao público. Em virtude da expansão da devoção a Nossa Senhora ‘Aparecida’ das águas o vigário de Guaratinguetá, padre José Alves Vilela, e alguns devotos, construíram no ano de 1740 uma pequena capela. Na capela acontecia a reza do terço e o cântico das ladainhas, mas não se celebrava a Eucaristia.

Em 1743, o vigário padre Vilela fez um relatório dos milagres e da devoção do povo para com Nossa Senhora Aparecida e enviou ao Bispo do Rio Janeiro, Dom Frei João da Cruz, para que ele aprovasse o culto e autorizasse a construção da primeira igreja em louvor a imagem que ficou conhecida como Mãe Aparecida. A aprovação aconteceu em 5 de maio em 1743.

A igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, atual colina onde está localizado o centro da cidade de Aparecida, em terra doada pela viúva Margarida Nunes Rangel, com escritura passada em 6 de maio de 1744. A inauguração da igreja, que deu também origem ao Santuário, aconteceu na festa de Santa Ana, no dia 26 de julho de 1745. Nesta ocasião foi inaugurado também, o povoado com o nome de ‘Capela de Aparecida’. No dia 25, a imagem foi levada em solene procissão a nova igreja e colocada no nicho do altar. No dia 26 aconteceu a benção da imagem e a celebração da primeira missa.

Esse foi o primeiro santuário que acolheu multidões

Foi construído em taipa de pilão e não resistiu ao tempo. Em 1844 apresentou risco de desmoronamento e o setor administrativo da capela resolveu pela construção de um novo templo.

A programação na Basílica

22/8 (3ª-feira)

19h – Após a Missa das 18h, iremos em procissão recepcionar e acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, na Praça da Medalha Milagrosa, (altura do número 333, da Rua Dr. Satamini), retornando em seguida com ela, em procissão luminosa, à Basílica para a reza do Terço dos Homens

23/8 (4ª-feira)